Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Cristina Helena Almeida de | - |
dc.contributor.author | Amaral, Caio Macedo | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Caio Macedo. Financiamento da educação básica: análise comparada entre os recursos provenientes do PDAF e do PDDE em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal (2009 a 2022). 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa da disponibilidade
de recursos advinda do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa de
Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) sob a realidade de uma escola
pública de ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal na
Região Administrativa de Taguatinga durante o período de 2009 a 2022. O estudo
apoiou-se nos estudos de Castro (2000), Cruz (2012) e Morduchowicz (2011) acerca
do federalismo e da descentralização de recursos no sistema educativo. O
procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso emblemático, buscando
descrever os programas a partir de diversos dados quantitativos relacionados às
transferências de recursos feitas à escola. O estudo concluiu que o PDAF apresenta
possibilidades adicionais na utilização de seus recursos, além de um montante
financeiro maior repassado quando comparado ao PDDE na escola, porém essa
quantia sofreu uma grande redução e variabilidade ao longo da série analisada.
Portanto, o PDDE torna-se um programa de maior estabilidade/previsibilidade de
transferência de recursos na escola estudada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) | pt_BR |
dc.title | Financiamento da educação básica : análise comparada entre os recursos provenientes do PDAF e do PDDE em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal (2009 a 2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T11:11:22Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T11:11:22Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40411 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to conduct a comparative analysis of the availability of resources from
the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) and the Programa de
Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) in the context of a public
elementary school within the Department of Education from the Federal District in the
Administrative Region of Taguatinga during the period from 2009 to 2022. The study
was based on the studies of Castro (2000), Cruz (2012), and Morduchowicz (2011)
regarding federalism and the decentralization of resources in the public educational
system. The methodological procedure employed was an emblematic case study,
aiming to describe the programs based on various quantitative data related to transfers
of resources to the school. The study concluded that the PDAF presents additional
possibilities in the use of its resources, as well as a higher financial amount transferred
when compared to the PDDE in the school. However, this amount underwent a
significant reduction and variability over the analysed period. Therefore, the PDDE
emerges as a program with greater stability/predictability in the transfer of resources
to the studied school. | pt_BR |
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