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dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Helena Almeida de-
dc.contributor.authorAmaral, Caio Macedo-
dc.identifier.citationCARVALHO, Caio Macedo. Financiamento da educação básica: análise comparada entre os recursos provenientes do PDAF e do PDDE em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal (2009 a 2022). 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa da disponibilidade de recursos advinda do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa de Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) sob a realidade de uma escola pública de ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal na Região Administrativa de Taguatinga durante o período de 2009 a 2022. O estudo apoiou-se nos estudos de Castro (2000), Cruz (2012) e Morduchowicz (2011) acerca do federalismo e da descentralização de recursos no sistema educativo. O procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso emblemático, buscando descrever os programas a partir de diversos dados quantitativos relacionados às transferências de recursos feitas à escola. O estudo concluiu que o PDAF apresenta possibilidades adicionais na utilização de seus recursos, além de um montante financeiro maior repassado quando comparado ao PDDE na escola, porém essa quantia sofreu uma grande redução e variabilidade ao longo da série analisada. Portanto, o PDDE torna-se um programa de maior estabilidade/previsibilidade de transferência de recursos na escola estudada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordFinanciamentopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE)pt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Descentralização Administrativa Financeira (PDAF)pt_BR
dc.titleFinanciamento da educação básica : análise comparada entre os recursos provenientes do PDAF e do PDDE em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal (2009 a 2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T11:11:22Z-
dc.date.available2024-11-07T11:11:22Z-
dc.date.submitted2024-01-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40411-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to conduct a comparative analysis of the availability of resources from the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) and the Programa de Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) in the context of a public elementary school within the Department of Education from the Federal District in the Administrative Region of Taguatinga during the period from 2009 to 2022. The study was based on the studies of Castro (2000), Cruz (2012), and Morduchowicz (2011) regarding federalism and the decentralization of resources in the public educational system. The methodological procedure employed was an emblematic case study, aiming to describe the programs based on various quantitative data related to transfers of resources to the school. The study concluded that the PDAF presents additional possibilities in the use of its resources, as well as a higher financial amount transferred when compared to the PDDE in the school. However, this amount underwent a significant reduction and variability over the analysed period. Therefore, the PDDE emerges as a program with greater stability/predictability in the transfer of resources to the studied school.pt_BR
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