Título: | Uma revisão de literatura sobre o uso da autoavaliação na avaliação formativa na educação básica |
Autor(es): | Mendes, Beatriz Farias |
Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
Assunto: | Autoavaliação Revisão bibliográfica |
Data de apresentação: | 25-Set-2024 |
Data de publicação: | 6-Nov-2024 |
Referência: | RIBEIRO, Beatriz de Sousa. Uma revisão de literatura sobre o uso da autoavaliação na avaliação formativa na educação básica. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as contribuições do processo de
autoavaliação na avaliação formativa realizada na Educação Básica. Para tanto, buscou-se
entender a importância do protagonismo dos estudantes no processo educativo e compreender
quais as contribuições da autoavaliação para os estudantes e para os professores. Trata-se uma
revisão narrativa, de análise qualitativa, a partir do levantamento de material teórico e análise
crítica. A fundamentação teórica baseou-se principalmente em Villas Boas (2019), Veiga
(2008), Hadji (2001) e Luckesi (2000; 2011), além de artigos e produções acadêmicas. Os
resultados da pesquisa mostraram a relevância da participação ativa dos estudantes no processo
educativo, demonstrando que ao protagonizar seu processo de ensino aprendizagem, os
estudantes têm suas habilidades e capacidades estimuladas. Também indicaram que o processo
de autoavaliação contribui para desenvolver nos estudantes a autonomia, capacidade de
autorregulação, além de permitir aos discentes avaliarem de forma autocrítica o ensino e
aprendizagem. Para além disso, demonstrou que a autoavaliação contribui para os professores,
considerando que oferece informações sobre o aprendizado dos estudantes, sobre o andamento
do processo educativo, as dificuldades apresentadas e permite que possam ser realizadas
intervenções e mudanças no planejamento. Concluiu- se que o processo de autoavaliação é
essencial, considerando o caráter formativo da avaliação na Educação Básica, o qual contribui
efetivamente para o processo de ensino aprendizagem. |
Abstract: | The present work aims to analyze what are the contributions of the self-assessment process in
the formative assessment carried out in Basic Education. To this end, it was sought to
understand the importance of the students' protagonism in the educational process and to
understand the contributions of self-evaluation for students and teachers. It is a narrative
review, of qualitative analysis, based on the survey of theoretical material and critical analysis.
The theoretical foundation was based mainly on Villas Boas (2019), Veiga (2008), Hadji
(2001) and Luckesi (2000; 2011), in addition to articles and academic productions. The results
of the research showed the relevance of the active participation of students in the educational
process, demonstrating that when they play a leading role in their teaching-learning process,
students have their skills and capacities stimulated. They also indicated that the self-assessment
process contributes to developing autonomy and self-regulation in students, in addition to
allowing students to evaluate teaching and learning in a self-critical way. In addition, it demonstrated that self-assessment contributes to teachers, considering that it offers information
about student learning, about the progress of the educational process, the difficulties presented
and allows interventions and changes in planning to be carried out. It was concluded that the
self-evaluation process is essential, considering the formative character of evaluation in Basic
Education, which effectively contributes to the teaching-learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.