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Título: Uma revisão de literatura sobre o uso da autoavaliação na avaliação formativa na educação básica
Autor(es): Mendes, Beatriz Farias
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Autoavaliação
Revisão bibliográfica
Data de apresentação: 25-Set-2024
Data de publicação: 6-Nov-2024
Referência: RIBEIRO, Beatriz de Sousa. Uma revisão de literatura sobre o uso da autoavaliação na avaliação formativa na educação básica. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as contribuições do processo de autoavaliação na avaliação formativa realizada na Educação Básica. Para tanto, buscou-se entender a importância do protagonismo dos estudantes no processo educativo e compreender quais as contribuições da autoavaliação para os estudantes e para os professores. Trata-se uma revisão narrativa, de análise qualitativa, a partir do levantamento de material teórico e análise crítica. A fundamentação teórica baseou-se principalmente em Villas Boas (2019), Veiga (2008), Hadji (2001) e Luckesi (2000; 2011), além de artigos e produções acadêmicas. Os resultados da pesquisa mostraram a relevância da participação ativa dos estudantes no processo educativo, demonstrando que ao protagonizar seu processo de ensino aprendizagem, os estudantes têm suas habilidades e capacidades estimuladas. Também indicaram que o processo de autoavaliação contribui para desenvolver nos estudantes a autonomia, capacidade de autorregulação, além de permitir aos discentes avaliarem de forma autocrítica o ensino e aprendizagem. Para além disso, demonstrou que a autoavaliação contribui para os professores, considerando que oferece informações sobre o aprendizado dos estudantes, sobre o andamento do processo educativo, as dificuldades apresentadas e permite que possam ser realizadas intervenções e mudanças no planejamento. Concluiu- se que o processo de autoavaliação é essencial, considerando o caráter formativo da avaliação na Educação Básica, o qual contribui efetivamente para o processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The present work aims to analyze what are the contributions of the self-assessment process in the formative assessment carried out in Basic Education. To this end, it was sought to understand the importance of the students' protagonism in the educational process and to understand the contributions of self-evaluation for students and teachers. It is a narrative review, of qualitative analysis, based on the survey of theoretical material and critical analysis. The theoretical foundation was based mainly on Villas Boas (2019), Veiga (2008), Hadji (2001) and Luckesi (2000; 2011), in addition to articles and academic productions. The results of the research showed the relevance of the active participation of students in the educational process, demonstrating that when they play a leading role in their teaching-learning process, students have their skills and capacities stimulated. They also indicated that the self-assessment process contributes to developing autonomy and self-regulation in students, in addition to allowing students to evaluate teaching and learning in a self-critical way. In addition, it demonstrated that self-assessment contributes to teachers, considering that it offers information about student learning, about the progress of the educational process, the difficulties presented and allows interventions and changes in planning to be carried out. It was concluded that the self-evaluation process is essential, considering the formative character of evaluation in Basic Education, which effectively contributes to the teaching-learning process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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