Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Beatriz de Sousa | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Beatriz de Sousa. Trilhando o caminho da alfabetização: estratégias de acompanhamento pedagógico para criança em processo de aprendizagem da leitura e escrita. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo discutir e propor uma reflexão sobre o tema brincar na
alfabetização. Partindo de um atendimento individual de reforço feito com uma aluna
do 2°ano do Ensino Fundamental I, com 8 anos de idade em fase de alfabetização.
Foram realizados apontamentos acerca dos principais pontos relacionados ao tema
do trabalho, a partir de uma sequência didática, confrontando teoria e prática. Assim,
foi feita análise de como o brincar é a ferramenta fundamental para a alfabetização.
Inicialmente, foi necessário conhecer os conceitos de infância e a importância do
brincar para crianças em fase de alfabetização, além de investigar como essa faixa
etária reage às experiências que têm valor para a criança que por isso ganham sentido
particular para ela. No segundo momento, a brincadeira é apresentada como algo
essencial para o desenvolvimento da infância e a cultura daquele indivíduo em
formação. Por fim, são analisados os conceitos de alfabetização e letramento e como
os dois se articulam entre si. Os capítulos iniciais serviram para a reflexão realizada
sobre a prática pedagógica com a estudante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brinquedos educativos | pt_BR |
dc.title | Trilhando o caminho da alfabetização : estratégias de acompanhamento pedagógico para criança em processo de aprendizagem da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T12:40:00Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T12:40:00Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40404 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo tiene como objetivo discutir y proponer una reflexión sobre el tema del
juego en la alfabetización. Basado en un servicio de refuerzo individual realizado con
un alumno de 2º de Primaria I, de 8 años en fase de alfabetización. Se tomaron notas
sobre los principales puntos relacionados con la temática de la obra, a partir de una
secuencia didáctica, confrontando teoría y práctica. Así, se realizó un análisis de cómo
el juego es la herramienta fundamental para la alfabetización. Inicialmente, era
necesario conocer los conceptos de infancia y la importancia del juego para los niños
en la fase de lectoescritura, además de indagar cómo reacciona este grupo etario ante
experiencias que tienen valor para el niño y por lo tanto adquieren un significado
particular para él. En el segundo momento, el juego se presenta como algo esencial
para el desarrollo de la infancia y la cultura de ese individuo en formación. Finalmente,
se analizan los conceptos de alfabetización y literacía y cómo se articulan entre sí.
Los capítulos iniciales sirvieron para la reflexión sobre la práctica pedagógica con el
estudiante. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|