Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BeatrizDeSousaRibeiro_tcc.pdf290,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorRibeiro, Beatriz de Sousa-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Beatriz de Sousa. Trilhando o caminho da alfabetização: estratégias de acompanhamento pedagógico para criança em processo de aprendizagem da leitura e escrita. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir e propor uma reflexão sobre o tema brincar na alfabetização. Partindo de um atendimento individual de reforço feito com uma aluna do 2°ano do Ensino Fundamental I, com 8 anos de idade em fase de alfabetização. Foram realizados apontamentos acerca dos principais pontos relacionados ao tema do trabalho, a partir de uma sequência didática, confrontando teoria e prática. Assim, foi feita análise de como o brincar é a ferramenta fundamental para a alfabetização. Inicialmente, foi necessário conhecer os conceitos de infância e a importância do brincar para crianças em fase de alfabetização, além de investigar como essa faixa etária reage às experiências que têm valor para a criança que por isso ganham sentido particular para ela. No segundo momento, a brincadeira é apresentada como algo essencial para o desenvolvimento da infância e a cultura daquele indivíduo em formação. Por fim, são analisados os conceitos de alfabetização e letramento e como os dois se articulam entre si. Os capítulos iniciais serviram para a reflexão realizada sobre a prática pedagógica com a estudante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordBrinquedos educativospt_BR
dc.titleTrilhando o caminho da alfabetização : estratégias de acompanhamento pedagógico para criança em processo de aprendizagem da leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-06T12:40:00Z-
dc.date.available2024-11-06T12:40:00Z-
dc.date.submitted2024-01-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40404-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo tiene como objetivo discutir y proponer una reflexión sobre el tema del juego en la alfabetización. Basado en un servicio de refuerzo individual realizado con un alumno de 2º de Primaria I, de 8 años en fase de alfabetización. Se tomaron notas sobre los principales puntos relacionados con la temática de la obra, a partir de una secuencia didáctica, confrontando teoría y práctica. Así, se realizó un análisis de cómo el juego es la herramienta fundamental para la alfabetización. Inicialmente, era necesario conocer los conceptos de infancia y la importancia del juego para los niños en la fase de lectoescritura, además de indagar cómo reacciona este grupo etario ante experiencias que tienen valor para el niño y por lo tanto adquieren un significado particular para él. En el segundo momento, el juego se presenta como algo esencial para el desarrollo de la infancia y la cultura de ese individuo en formación. Finalmente, se analizan los conceptos de alfabetización y literacía y cómo se articulan entre sí. Los capítulos iniciales sirvieron para la reflexión sobre la práctica pedagógica con el estudiante.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.