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Título: Análise da competência na comunicação em universitários
Autor(es): Vieira, Larissa da Silva
Orientador(es): Ribeiro, Vanessa Veis
Assunto: Comunicação
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 6-Nov-2024
Referência: VIEIRA, Larissa da Silva. Análise da competência na comunicação em universitários. 2023. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Avaliar a competência na comunicação e relacionar com dados sociodemográficos, de formação, e relacionados a comunicação em estudantes universitários. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal. A amostra foi composta por 137 universitários com idade média de 21 anos e dois meses, sendo 112 do sexo feminino (81,75%) e 25 do sexo masculino (18,25%), de cursos da área de saúde. O recrutamento e a coleta de dados foram presenciais em uma universidade pública brasileira. Os participantes responderam ao Teste de Autoavaliação da Competência na Comunicação - TACCom e a um questionário elaborado pelos pesquisadores com perguntas sobre dados sociodemográficos, de formação, e relacionados a comunicação. A análise de dados foi realizada com um modelo de regressão linear múltipla para previsão da variável dependente escore de competência na comunicação (p<0,05). Resultados: O escore médio de competência na comunicação dos universitários foi de 70,74 pontos. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo em que a autopercepção da habilidade comunicativa, treinamento de oratória ou comunicação com fonoaudiólogo e trabalho externo que exija o uso da voz foram preditivos de maiores escores de competência na comunicação. Conclusão: Estudantes universitários tem boa competência na comunicação em sua autoavalição. Os universitários que autorrelatam ter boa habilidade comunicativa, que já realizaram treinamento de oratória ou comunicação com fonoaudiólogo, e que possuem um trabalho externo que exige o uso da voz, possuem melhor competência na comunicação.
Abstract: Research objective: To evaluate competence in communication and relate it to sociodemographic, educational data, and related to communication of undergraduate students. Methods: This is an observational and cross-sectional research. The sample included 173 undergraduate students, with an average age of 21 years and 2 months. Of this total, 112 students are female (81.75%) and 25 male (18.25%), of the courses of health area. Recruitment and data collection were carried out in person at a Brazilian federal university. Students had to answer a Self-assessment of Communication Competence (SACCom) and an questionnaire prepared by the researchers containing questions about sociodemographic data, formation, and related to communication. Data analysis was performed using a multiple linear regression model to predict the score of the competence in communication dependent variable (p>0.05). Results: The average of competence in communication was 70.74 points in undergraduate students. The analysis yielded a statistically significant model in which the variables of self-perception of competence in communication, training in public speaking or communication with speech language pathologist, and external job that requires use of the voice were predictive of competence in communication. Conclusion: Undergraduate students demonstrate good competence in communication. Those who self-report good communication skills, who has already completed public speaking or communication training with speech-language pathologist, and engage in outside jobs that require the use of their voice tend to have greater competence in communication.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia - FCE, 2023.
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