Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Vanessa Veis | - |
dc.contributor.author | Vieira, Larissa da Silva | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Larissa da Silva. Análise da competência na comunicação em universitários. 2023. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia - FCE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar a competência na comunicação e relacionar com dados
sociodemográficos, de formação, e relacionados a comunicação em estudantes
universitários. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal. A
amostra foi composta por 137 universitários com idade média de 21 anos e dois
meses, sendo 112 do sexo feminino (81,75%) e 25 do sexo masculino (18,25%), de
cursos da área de saúde. O recrutamento e a coleta de dados foram presenciais em
uma universidade pública brasileira. Os participantes responderam ao Teste de
Autoavaliação da Competência na Comunicação - TACCom e a um questionário
elaborado pelos pesquisadores com perguntas sobre dados sociodemográficos, de
formação, e relacionados a comunicação. A análise de dados foi realizada com um
modelo de regressão linear múltipla para previsão da variável dependente escore de
competência na comunicação (p<0,05). Resultados: O escore médio de
competência na comunicação dos universitários foi de 70,74 pontos. A análise
resultou em um modelo estatisticamente significativo em que a autopercepção da
habilidade comunicativa, treinamento de oratória ou comunicação com
fonoaudiólogo e trabalho externo que exija o uso da voz foram preditivos de maiores
escores de competência na comunicação. Conclusão: Estudantes universitários tem
boa competência na comunicação em sua autoavalição. Os universitários que
autorrelatam ter boa habilidade comunicativa, que já realizaram treinamento de
oratória ou comunicação com fonoaudiólogo, e que possuem um trabalho externo
que exige o uso da voz, possuem melhor competência na comunicação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Análise da competência na comunicação em universitários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T12:06:09Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T12:06:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40403 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research objective: To evaluate competence in communication and relate it to
sociodemographic, educational data, and related to communication of undergraduate
students. Methods: This is an observational and cross-sectional research. The
sample included 173 undergraduate students, with an average age of 21 years and 2
months. Of this total, 112 students are female (81.75%) and 25 male (18.25%), of the
courses of health area. Recruitment and data collection were carried out in person at
a Brazilian federal university. Students had to answer a Self-assessment of
Communication Competence (SACCom) and an questionnaire prepared by the
researchers containing questions about sociodemographic data, formation, and
related to communication. Data analysis was performed using a multiple linear
regression model to predict the score of the competence in communication
dependent variable (p>0.05). Results: The average of competence in
communication was 70.74 points in undergraduate students. The analysis yielded a
statistically significant model in which the variables of self-perception of competence
in communication, training in public speaking or communication with speech language pathologist, and external job that requires use of the voice were predictive
of competence in communication. Conclusion: Undergraduate students demonstrate
good competence in communication. Those who self-report good communication
skills, who has already completed public speaking or communication training with
speech-language pathologist, and engage in outside jobs that require the use of their
voice tend to have greater competence in communication. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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