Resumo: | Essa monografia tem por objetivo analisar as formas de contribuição da música na construção da
infância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na vivência das crianças
Sem Terrinha. Para isso, levou em consideração e investigou como a música ajuda e intervém na
compreensão de mundo, no desenvolvimento e na aprendizagem, na expressão de sentimentos,
no pertencimento, nas lutas e outras manifestações desses sujeitos. Com esse fim, a pesquisa foi
desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação. O
primeiro consistiu num levantamento em livros, artigos, monografias sobre a infância, a
particularidade da infância no MST e a contribuição da música no MST. A pesquisa documental
foi realizada nos materiais do Movimento Sem Terra, dando ênfase ao Caderno de Canções
Infantis (2018), que se delineia como instrumento para análise da expressão musical na vivência
das crianças nesse espaço. Ademais, a partir da observação, com a experiência pessoal da autora
em duas Cirandas Infantis realizadas em espaços do MST no DF. O trabalho buscou discutir as
diversas infâncias e a Ciranda Infantil no MST, bem como, discorrer sobre a função da música no
processo de formação da infância no Movimento Sem Terra apontando pontos efetivos na
construção dessa infância, tendo a música como ferramenta ativa nesse processo. Ao final
concluímos que a infância da criança Sem Terrinha é singular, como outras e traz consigo
diferentes aspectos. A música - levando em consideração sua capacidade de expressão - no sentido
de englobar as particularidades sociais e políticas e tendo participação ativa na cotidianidade
dessas crianças, torna-se uma das formas de arte capazes de dar voz e sentido as experiências
determinantes desse tipo de infância uma vez que, é espaço para pertencimento e reconhecimento
por parte da criança. |