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Título: Cirandar : o papel da música na formação da infância no MST
Autor(es): Santos, Bárbara Carvalho
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Crianças - intervenção psicopedagógica
Educação infantil
Educação lúdica
Educação musical
Educação pela arte
Data de apresentação: 31-Jan-2024
Data de publicação: 6-Nov-2024
Referência: SANTOS, Bárbara Carvalho. Cirandar: o papel da música na formação da infância no MST. 2024. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Essa monografia tem por objetivo analisar as formas de contribuição da música na construção da infância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na vivência das crianças Sem Terrinha. Para isso, levou em consideração e investigou como a música ajuda e intervém na compreensão de mundo, no desenvolvimento e na aprendizagem, na expressão de sentimentos, no pertencimento, nas lutas e outras manifestações desses sujeitos. Com esse fim, a pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e observação. O primeiro consistiu num levantamento em livros, artigos, monografias sobre a infância, a particularidade da infância no MST e a contribuição da música no MST. A pesquisa documental foi realizada nos materiais do Movimento Sem Terra, dando ênfase ao Caderno de Canções Infantis (2018), que se delineia como instrumento para análise da expressão musical na vivência das crianças nesse espaço. Ademais, a partir da observação, com a experiência pessoal da autora em duas Cirandas Infantis realizadas em espaços do MST no DF. O trabalho buscou discutir as diversas infâncias e a Ciranda Infantil no MST, bem como, discorrer sobre a função da música no processo de formação da infância no Movimento Sem Terra apontando pontos efetivos na construção dessa infância, tendo a música como ferramenta ativa nesse processo. Ao final concluímos que a infância da criança Sem Terrinha é singular, como outras e traz consigo diferentes aspectos. A música - levando em consideração sua capacidade de expressão - no sentido de englobar as particularidades sociais e políticas e tendo participação ativa na cotidianidade dessas crianças, torna-se uma das formas de arte capazes de dar voz e sentido as experiências determinantes desse tipo de infância uma vez que, é espaço para pertencimento e reconhecimento por parte da criança.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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