Título: | Audiodescrição no carnaval : uma análise e discussão da audiodescrição do desfile de carnaval de São Paulo 2020 |
Autor(es): | Carvalho, Mariana dos Santos |
Orientador(es): | Teixeira, Charles Rocha |
Assunto: | Audiodescrição Carnaval Escolas de samba |
Data de apresentação: | 25-Jun-2024 |
Data de publicação: | 5-Nov-2024 |
Referência: | CARVALHO, Mariana dos Santos. Audiodescrição no carnaval: uma análise e discussão da audiodescrição do desfile de carnaval de São Paulo 2020. 2024. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar as audiodescrições realizadas em três
momentos do desfile das escolas de samba de São Paulo de 2020 de três escolas
distintas. Serão investigadas as descrições da bandeira/brasão, ala das baianas e
alegorias das escolas Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre e Dragões da Real. Será
visto como esse recurso surgiu e foi inserido no Brasil e a sua importância nos desfiles
de carnaval a partir de um contexto cultural. A partir do Guia para Produções
Audiovisuais acessíveis (2016), do artigo de Lívia Motta (2020) “Audiodescrição no
Carnaval” e uma comparação feita com as ADs de peças teatrais, serão abordadas
as principais características dessa audiodescrição, assim como a organização e
criação do roteiro e as dificuldades encontradas durante a sua realização. A pesquisa
analisou as ADs a fim de expor os seus pontos principais e como foram utilizadas as
informações contidas nos textos de referência. Por último, com o intuito de enriquecer
o trabalho anterior, foram sugeridos acréscimos que poderiam ser feitos com o
objetivo de termos uma maior detalhamento e compreensão do espectador. Como
resultado, conseguimos ver que por conta do curto tempo de obtenção de informações
e a confidencialidade dos desfiles a não descrição de elementos das fantasias e das
danças da ala analisada. |
Abstract: | This research aims to analyze the audio descriptions made at three distinct moments
during the 2020 parade of the sambas schools of São Paulo by three different schools.
It will investigate the descriptions of the flag/crest, baiana's wing and the floats of the
Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre and Dragões da Real. It will explore how this
resource was created and introduced into Brazil and its importance in carnival parades
within a cultural context. Based on the Guide for Accessible Audiovisual Productions
(2016), Lívia Motta's article (2020) “Audiodescrição no Carnaval” and a comparison
made with the ADs in the theater, it will address the main characteristics that this audio
description has, as well as the organization and creation of the script and the difficulties
found during its realization. The research analyzed the ADs in order to highlight their
main points and how the information from the reference texts was used. Finally, with
the aim of enriching the previous work, additions that could be included were
suggested in order to provide greater detail and understanding for the viewer. As a
result, we observed that due to the short time available to gather information and the
confidentiality of the parades, elements of the costumes and the dances of the wings
were not described. |
Resumén: | La investigación tiene como objetivo analizar las audiodescripciones realizadas en tres
momentos del desfile de las escuelas de samba de São Paulo 2020 de tres escuelas
diferentes. Será investigado la descripción de la bandera/escudo, el ala de las baianas
y alegorías de las escuelas Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre y Dragões da Real.
Será visto cómo surgió y se insertó este recurso en Brasil y su importancia en los
desfiles de carnaval desde un contexto cultural. Basada en la Guía para Producciones
Audiovisuales Accesibles (2016), el artículo de Lívia Motta (2020) “Audiodescrição no
Carnaval” y una comparación realizada con las ADs de obras teatrales, se abordarán
las principales características de esta audiodescripción, así como la organización y
creación del guion y las dificultades encontradas durante su realización. La
investigación analizó las ADs con el fin de exponer sus principales puntos y cómo
fueron utilizadas las informaciones contenidas en los textos de referencia. Finalmente,
con el objetivo de enriquecer el trabajo anterior, fueron sugeridas adiciones que
podrían hacerse para proporcionar un mayor detalle y comprensión del espectador.
Como resultado, pudimos ver que, debido al corto tiempo para obtener las
informaciones y la confidencialidad de los desfiles, no fueron descritos elementos de
los disfraces y las danzas del ala analizada. |
Résumé: | This research aims to analyze the audio descriptions made at three distinct moments
during the 2020 parade of the sambas schools of São Paulo by three different schools.
It will investigate the descriptions of the flag/crest, baiana's wing and the floats of the
Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre and Dragões da Real. It will explore how this
resource was created and introduced into Brazil and its importance in carnival parades
within a cultural context. Based on the Guide for Accessible Audiovisual Productions
(2016), Lívia Motta's article (2020) “Audiodescrição no Carnaval” and a comparison
made with the ADs in the theater, it will address the main characteristics that this audio
description has, as well as the organization and creation of the script and the difficulties
found during its realization. The research analyzed the ADs in order to highlight their
main points and how the information from the reference texts was used. Finally, with
the aim of enriching the previous work, additions that could be included were
suggested in order to provide greater detail and understanding for the viewer. As a
result, we observed that due to the short time available to gather information and the
confidentiality of the parades, elements of the costumes and the dances of the wings
were not described. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.