Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MarianaDosSantosCarvalho_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Charles Rocha-
dc.contributor.authorCarvalho, Mariana dos Santos-
dc.identifier.citationCARVALHO, Mariana dos Santos. Audiodescrição no carnaval: uma análise e discussão da audiodescrição do desfile de carnaval de São Paulo 2020. 2024. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo analisar as audiodescrições realizadas em três momentos do desfile das escolas de samba de São Paulo de 2020 de três escolas distintas. Serão investigadas as descrições da bandeira/brasão, ala das baianas e alegorias das escolas Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre e Dragões da Real. Será visto como esse recurso surgiu e foi inserido no Brasil e a sua importância nos desfiles de carnaval a partir de um contexto cultural. A partir do Guia para Produções Audiovisuais acessíveis (2016), do artigo de Lívia Motta (2020) “Audiodescrição no Carnaval” e uma comparação feita com as ADs de peças teatrais, serão abordadas as principais características dessa audiodescrição, assim como a organização e criação do roteiro e as dificuldades encontradas durante a sua realização. A pesquisa analisou as ADs a fim de expor os seus pontos principais e como foram utilizadas as informações contidas nos textos de referência. Por último, com o intuito de enriquecer o trabalho anterior, foram sugeridos acréscimos que poderiam ser feitos com o objetivo de termos uma maior detalhamento e compreensão do espectador. Como resultado, conseguimos ver que por conta do curto tempo de obtenção de informações e a confidencialidade dos desfiles a não descrição de elementos das fantasias e das danças da ala analisada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.keywordCarnavalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas de sambapt_BR
dc.titleAudiodescrição no carnaval : uma análise e discussão da audiodescrição do desfile de carnaval de São Paulo 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T21:15:22Z-
dc.date.available2024-11-05T21:15:22Z-
dc.date.submitted2024-06-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40399-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the audio descriptions made at three distinct moments during the 2020 parade of the sambas schools of São Paulo by three different schools. It will investigate the descriptions of the flag/crest, baiana's wing and the floats of the Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre and Dragões da Real. It will explore how this resource was created and introduced into Brazil and its importance in carnival parades within a cultural context. Based on the Guide for Accessible Audiovisual Productions (2016), Lívia Motta's article (2020) “Audiodescrição no Carnaval” and a comparison made with the ADs in the theater, it will address the main characteristics that this audio description has, as well as the organization and creation of the script and the difficulties found during its realization. The research analyzed the ADs in order to highlight their main points and how the information from the reference texts was used. Finally, with the aim of enriching the previous work, additions that could be included were suggested in order to provide greater detail and understanding for the viewer. As a result, we observed that due to the short time available to gather information and the confidentiality of the parades, elements of the costumes and the dances of the wings were not described.pt_BR
dc.description.abstract2La investigación tiene como objetivo analizar las audiodescripciones realizadas en tres momentos del desfile de las escuelas de samba de São Paulo 2020 de tres escuelas diferentes. Será investigado la descripción de la bandera/escudo, el ala de las baianas y alegorías de las escuelas Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre y Dragões da Real. Será visto cómo surgió y se insertó este recurso en Brasil y su importancia en los desfiles de carnaval desde un contexto cultural. Basada en la Guía para Producciones Audiovisuales Accesibles (2016), el artículo de Lívia Motta (2020) “Audiodescrição no Carnaval” y una comparación realizada con las ADs de obras teatrales, se abordarán las principales características de esta audiodescripción, así como la organización y creación del guion y las dificultades encontradas durante su realización. La investigación analizó las ADs con el fin de exponer sus principales puntos y cómo fueron utilizadas las informaciones contenidas en los textos de referencia. Finalmente, con el objetivo de enriquecer el trabajo anterior, fueron sugeridas adiciones que podrían hacerse para proporcionar un mayor detalle y comprensión del espectador. Como resultado, pudimos ver que, debido al corto tiempo para obtener las informaciones y la confidencialidad de los desfiles, no fueron descritos elementos de los disfraces y las danzas del ala analizada.pt_BR
dc.description.abstract3This research aims to analyze the audio descriptions made at three distinct moments during the 2020 parade of the sambas schools of São Paulo by three different schools. It will investigate the descriptions of the flag/crest, baiana's wing and the floats of the Unidos de Vila Maria, Mocidade Alegre and Dragões da Real. It will explore how this resource was created and introduced into Brazil and its importance in carnival parades within a cultural context. Based on the Guide for Accessible Audiovisual Productions (2016), Lívia Motta's article (2020) “Audiodescrição no Carnaval” and a comparison made with the ADs in the theater, it will address the main characteristics that this audio description has, as well as the organization and creation of the script and the difficulties found during its realization. The research analyzed the ADs in order to highlight their main points and how the information from the reference texts was used. Finally, with the aim of enriching the previous work, additions that could be included were suggested in order to provide greater detail and understanding for the viewer. As a result, we observed that due to the short time available to gather information and the confidentiality of the parades, elements of the costumes and the dances of the wings were not described.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.