Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnairaTaynarLacerdaDeOliveira_tcc.pdf516,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências e reflexões sobre o percurso formativo de si na construção da identidade e dos saberes docentes
Autor(es): Oliveira, Anaira Taynar Lacerda de
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Assunto: Estágios supervisionados
Docência em formação
Pedagogos - formação
Data de apresentação: 9-Set-2024
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: OLIVEIRA, Anaira Taynar Lacerda de. Experiências e reflexões sobre o percurso formativo de si na construção da identidade e dos saberes docentes. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo explora as reflexões de uma pedagoga em formação sobre suas experiências ao longo do percurso inicial formativo, abrangendo estágios, Programa de Iniciação à Docência e Programa de Residência Pedagógica. Esse processo formativo contribui para a construção de saberes e da identidade profissional docente, que se estende além do papel tradicional de pedagogas em sala de aula, abarcando uma diversidade de contextos e funções no campo da educação. Com base em uma abordagem qualitativa, o trabalho adota o método autobiográfico, utilizando a narrativa pessoal como um dispositivo central para compreender a formação dos conhecimentos adquiridos ao longo dessa trajetória. A narrativa emergiu como um elemento essencial na construção de uma consciência crítica, evidenciando a importância das experiências e trajetórias na formação inicial docente. A conclusão destaca a significativa contribuição do método autobiográfico para a formação inicial docente, proporcionando uma compreensão aprofundada dos processos individuais e coletivos que permeiam a prática educativa.
Abstract: This study explores the reflections of a pedagogue-in-training on her experiences throughout the initial training process, encompassing internships, the Teacher Training Program, and the Teaching Residency Program. This formative process contributes to the construction of knowledge and the professional teaching identity, which extends beyond the traditional role of teachers in the classroom, encompassing a diversity of contexts and functions in the field of education. Based on a qualitative approach, the study adopts the autobiographical method, using personal narrative as a central device to understand the formation of knowledge acquired throughout this journey. The narrative emerged as an essential element in building critical awareness, highlighting the importance of experiences and trajectories in initial teacher training. The conclusion underscores the significant contribution of the autobiographical method to initial teacher education, providing a deep understanding of the individual and collective processes that permeate educational practice.
Resumén: Este estudio explora las reflexiones de una pedagoga en formación sobre sus experiencias a lo largo del recorrido formativo inicial, abarcando prácticas, Programa de Iniciación a la Docencia y Programa de Residencia Pedagógica. Este proceso formativo contribuye a la construcción de saberes y de la identidad profesional docente, que se extiende más allá del rol tradicional de las pedagogas en el aula, abarcando una diversidad de contextos y funciones en el campo de la educación. Basado en un enfoque cualitativo, el trabajo adopta el método autobiográfico, utilizando la narrativa personal como un dispositivo central para comprender la formación de los conocimientos adquiridos a lo largo de esta trayectoria. La narrativa emergió como un elemento esencial en la construcción de una conciencia crítica, evidenciando la importancia de las experiencias y trayectorias en la formación inicial docente. La conclusión destaca la significativa contribución del método autobiográfico a la formación inicial docente, proporcionando una comprensión profunda de los procesos individuales y colectivos que impregnan la práctica educativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.