Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siewierski, Henryk | - |
dc.contributor.author | Santos, João Eduardo Guimarães | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Eduardo Guimarães. O terror naquilo que fica e daquilo que volta: luto, ressurreição e egoísmo em O cemitério e Suave adeus. 2024. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Indo de encontro ao pensamento que entende o terror como um gênero literário menor ou menos
intelectual, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir algumas das diferentes
maneiras que o terror, dentro de sua estrutura narrativa, possui para abordar o assunto do luto
dentro de suas obras e suas características únicas como gênero dentro dessa abordagem. Usando
a Literatura Comparada de viés analítico, apresentam-se as obras O Cemitério, de Stephen King,
e Suave Adeus, de Junji Ito, e, a partir de sua análise comparativa, conclui-se que, em
concordância com os diferentes pontos de vista que diferentes culturas possuem sobre o tema e
sobre processos de luto, também o terror, e a forma como ele é gerado, serão aplicados
correspondendo às ansiedades e aos medos de determinada sociedade. Por conseguinte, também
serão analisados como essas obras espelham exemplos do processo de luto na realidade e
simulam o trabalho de luto, efetivo ou não, a partir do comportamento de suas personagens e
da experiência com o sobrenatural em atos que, no fim, ecoam como essas personagens
enlutadas lidaram com a perda e com as consequências de suas ações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terror na literatura | pt_BR |
dc.title | O terror naquilo que fica e daquilo que volta : luto, ressurreição e egoísmo em O cemitério e Suave adeus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T15:19:39Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T15:19:39Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40390 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Against the notion that horror is a lesser or less intellectual literary genre, this study aims to
outline and discuss some of the different ways in which horror, within its narrative structure,
approaches the theme of grief in its works, and its unique characteristics as a genre within this
approach. By using Comparative Literature as an analytical framework, we introduce Stephen
King's Pet Sematary and Junji Ito's Lingering Farewell and their comparative analysis, leading
to the conclusion that horror and the way in which it is created is also applied according to the
fears and anxieties of a given society, in accordance with the different ways in which different
cultures view the subject and the processes of mourning. Therefore, we will also analyse how
these works reflect examples of the real-life mourning process and how they mimic grief work,
effective or not, based on the behaviour of their characters and their experiences with the
supernatural in actions that ultimately reflect how these bereaved characters dealt with loss and
the consequences of their actions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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