Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaCarolineSantanaDeLima_tcc.pdf913,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Plantando reflexões e manejando metodologias : questões raciais, agroecologia e sistema socioeducativo
Autor(es): Lima, Ana Caroline Santana de
Assunto: Sistema socioeducativo
Relações étnico-raciais
Agroecologia
Racismo ambiental
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: LIMA, Ana Caroline Santana de. Plantando reflexões e manejando metodologias: questões raciais, agroecologia e sistema socioeducativo. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo tece um diálogo teórico entre os desafios enfrentados por instituições educativas - escolares e não escolares - ao abordar a Educação das Relações Étnico-Raciais e os efeitos desta nas vidas de adolescentes em atendimento socioeducativo no Distrito Federal. Apresenta o campo da socioeducação e o atendimento socioeducativo prestado a adolescentes no Brasil e problematiza as questões raciais e a Educação das Relações Étnico-Raciais no sistema socioeducativo. O atendimento socioeducativo possui intrinsecamente um caráter pedagógico, o qual deve estar comprometido em realizar atividades que provoquem a responsabilização do/a adolescente e que garantam sua proteção integral. Para tanto, é necessário romper com estigmas e atitudes punitivistas que ainda permeiam o sistema socioeducativo brasileiro. O estudo apresenta relato de experiência e a proposta da metodologia desenvolvida pelo Coletivo Aroeira, cujo trabalho se sustenta em perspectivas de Agroecologia, de Redução de Danos e luta pela justiça climática. O Coletivo tem realizado diversas atividades com adolescentes em atendimento socioeducativo no Distrito Federal, utilizando metodologias diversificadas para promover saúde, discutir o racismo ambiental e sensibilizar essa juventude sobre a interferência de questões raciais na qualidade de vida das comunidades periféricas. Este estudo busca contribuir para a ampliação de repertórios experienciados pelos/as adolescentes em atendimento socioeducativo, salientando o entrecruzamento de questões ecológicas e raciais.
Abstract: The present article weaves a theoretical dialogue about the challenges faced by educational institutions—both school-based and non-school-based—when addressing Education for Ethnic-Racial Relations and the effects of these challenges on the lives of adolescents in socio-educational care in the Federal District- Brazil. It presents the field of socio-education and the socio-educational services provided to adolescents in Brazil, and critically examines race and Education for Ethnic-Racial Relations within the Brazilian socio-educational system. Socio-educational services inherently have a pedagogical nature and should be committed to carrying out activities that promote accountability in adolescents while ensuring their integral protection. To achieve this, it is necessary to break away from stigmas and punitive attitudes that still pervade the Brazilian Socio-educational System. The study presents an experience report and introduces the methodological proposal developed by the Aroeira Collective, whose work is grounded in perspectives of Agroecology, Harm Reduction, and the fight for climate justice. The Collective has conducted various activities with adolescents in socio-educational care in the Federal District- Brazil, using diverse methodologies to promote health, discuss environmental racism, and raise awareness among this youth about the impact of racial issues on the quality of life in peripheral communities. This study seeks to contribute to expanding the experiences of adolescents in socio-educational care, highlighting the intersection of ecological and racial issues.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.