Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa Neto, João | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Fernanda Oliveira | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Fernanda Oliveira. Adeus à linguagem: um possível papel do cinema em meio à crise paradigmática da narrativa jurídica textual. 2024. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia examina uma possível interseção entre o Direito e a arte,
especificamente no que tange aos respectivos discursos, com enfoque no cinema.
Implica uma reflexão sobre como a linguagem jurídica pode ser aprimorada por meio
de abordagens artísticas. Para tanto, analisa a evolução da narrativa jurídica em
paralelo com o desenvolvimento do cinema, abordando como a estrutura linear
tradicional do discurso jurídico pode ser comparada à era de ouro do cinema
clássico de Hollywood. Em seguida, a pesquisa sugere rupturas inspiradas em
movimentos cinematográficos disruptivos, como a nouvelle vague francesa, para
provocar uma transformação na forma como o Direito é comunicado. Utilizando a
montagem formalista russa e o uso expressivo de sombras no expressionismo
alemão como metáforas, o estudo se refere a uma reestruturação visual da
comunicação jurídica. Também discute a simplificação da linguagem jurídica através
de ferramentas como o visual law, sem perder a profundidade necessária, para
tornar o Direito mais acessível em um cenário de crescente informatização do
Judiciário brasileiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito e arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.title | Adeus à linguagem : um possível papel do cinema em meio à crise paradigmática da narrativa jurídica textual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T13:48:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T13:48:04Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40380 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis examines a possible intersection between Law and Art, specifically
concerning their respective discourses, with a focus on cinema. It reflects on how
legal language can be enhanced through artistic approaches. To this end, it analyzes
the evolution of legal narrative in parallel with the development of cinema, addressing
how the traditional linear structure of legal discourse can be compared to the golden
age of classic Hollywood cinema. Subsequently, the research suggests disruptions
inspired by transformative cinematic movements, such as the French New Wave, to
provoke a shift in how Law is communicated. Using Russian formalist montage and
the expressive use of shadows in German Expressionism as metaphors, the study
calls for a visual restructuring of legal communication. It also discusses the
simplification of legal language through tools like Visual Law, without losing the
necessary depth, to make Law more accessible in a scenario of increasing
informatization of the Brazilian judiciary. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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