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dc.contributor.advisorCosta Neto, João-
dc.contributor.authorPereira, Maria Fernanda Oliveira-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Fernanda Oliveira. Adeus à linguagem: um possível papel do cinema em meio à crise paradigmática da narrativa jurídica textual. 2024. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia examina uma possível interseção entre o Direito e a arte, especificamente no que tange aos respectivos discursos, com enfoque no cinema. Implica uma reflexão sobre como a linguagem jurídica pode ser aprimorada por meio de abordagens artísticas. Para tanto, analisa a evolução da narrativa jurídica em paralelo com o desenvolvimento do cinema, abordando como a estrutura linear tradicional do discurso jurídico pode ser comparada à era de ouro do cinema clássico de Hollywood. Em seguida, a pesquisa sugere rupturas inspiradas em movimentos cinematográficos disruptivos, como a nouvelle vague francesa, para provocar uma transformação na forma como o Direito é comunicado. Utilizando a montagem formalista russa e o uso expressivo de sombras no expressionismo alemão como metáforas, o estudo se refere a uma reestruturação visual da comunicação jurídica. Também discute a simplificação da linguagem jurídica através de ferramentas como o visual law, sem perder a profundidade necessária, para tornar o Direito mais acessível em um cenário de crescente informatização do Judiciário brasileiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito e artept_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.titleAdeus à linguagem : um possível papel do cinema em meio à crise paradigmática da narrativa jurídica textualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T13:48:04Z-
dc.date.available2024-11-05T13:48:04Z-
dc.date.submitted2024-09-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40380-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This thesis examines a possible intersection between Law and Art, specifically concerning their respective discourses, with a focus on cinema. It reflects on how legal language can be enhanced through artistic approaches. To this end, it analyzes the evolution of legal narrative in parallel with the development of cinema, addressing how the traditional linear structure of legal discourse can be compared to the golden age of classic Hollywood cinema. Subsequently, the research suggests disruptions inspired by transformative cinematic movements, such as the French New Wave, to provoke a shift in how Law is communicated. Using Russian formalist montage and the expressive use of shadows in German Expressionism as metaphors, the study calls for a visual restructuring of legal communication. It also discusses the simplification of legal language through tools like Visual Law, without losing the necessary depth, to make Law more accessible in a scenario of increasing informatization of the Brazilian judiciary.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



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