Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JulianaRamosDumont_tcc.pdf448,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação dialética Estado-Sociedade no Brasil : reflexões a partir da reconfiguração das relações da classe burguesa no Brasil a partir de 2013
Autor(es): Dumont, Juliana Ramos
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Classes sociais
Capitalismo
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 1-Nov-2024
Referência: DUMONT, Juliana Ramos. A relação dialética Estado-Sociedade no Brasil: reflexões a partir da reconfiguração das relações da classe burguesa no Brasil a partir de 2013. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), propomos um estudo das relações sociais da burguesia por meio de uma análise de classes e Estado, com foco nas Jornadas de junho de 2013, com o objetivo de mapear possíveis entidades burguesas que podem ter surgido após as manifestações do ano de 2013. Por meio de uma análise materialista histórico-dialética, a pesquisa focou em verificar entidades burguesas tradicionais, além de investigar instituições novas, concluindo o não surgimento de novas entidades, contudo, a criação de movimentos significativos como o Movimento Brasil Livre. Por fim, o trabalho analisou as mudanças de governo, impactadas pela crise da hegemonia e da autocracia burguesa.
Abstract: In this Course Conclusion Paper (CCP), we propose a study of the social relations of the bourgeoisie through an analysis of classes and the State, focusing on the June 2013 Journeys, with the aim of mapping possible bourgeois entities that may have emerged after the demonstrations of the year 2013. Through a historical-dialectical materialist analysis, the research focused on verifying traditional bourgeois entities, as well as investigating new institutions, concluding that no new entities emerged, but that significant movements such as the Free Brazil Movement were created. Finally, the work analyzed changes in government, impacted by the crisis of hegemony and bourgeois autocracy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.