Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HendersonThalesSilvaTuboiti_tcc.pdf217,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorTuboiti, Henderson Thales Silva-
dc.identifier.citationTUBOITI, Henderson Thales Silva. O uso das TICs na educação: o que as produções da Universidade de Brasília revelam?. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO texto em questão aborda a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação por meio de uma revisão bibliográfica, realizada a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia da Universidade de Brasília, no período de 2019 a 2023. Destaca o papel dos profissionais da educação diante desse cenário e a importância crescente da tecnologia na sociedade. A metodologia empregada é qualitativa, utilizando uma revisão bibliográfica dos TCCs de Pedagogia da UnB, com recorte temporal de 2019 a 2023. A análise crítica, fundamentada nas categorias teóricas de Educação e Tecnologia, busca compreender as limitações e possibilidades dessa integração, considerando os trabalhos produzidos nesse período. Os trabalhos analisados revelam desafios enfrentados por alunos, professores e gestores escolares na adaptação e uso das tecnologias, destacando antes, durante e depois da pandemia da COVID-19. Dentre as dificuldades destacadas estão a falta de recursos tecnológicos nas escolas, a desigualdade no acesso às tecnologias e a necessidade de capacitação profissional para a efetiva utilização das ferramentas digitais, apontando-se para a necessidade de formação continuada de professores universitários para uma integração efetiva das TICs na educação. A integração entre tecnologia e educação, destacando a necessidade de aprimorar a formação docente e promover o acesso equitativo às tecnologias. É ressaltado os desafios enfrentados pelos educadores, mas também as oportunidades proporcionadas pela convergência digital para criar experiências de aprendizagem mais envolventes e interativas. A complexidade do processo de integração da tecnologia na educação, destacando a necessidade de um compromisso contínuo com o debate e a reflexão. Reconhece a importância de manter-se atualizado sobre os desenvolvimentos na área e adaptar práticas de ensino, com ênfase na formação de professores, para garantir o sucesso da integração da tecnologia e da educação em um mundo cada vez mais tecnológico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - uso das tecnologiaspt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleO uso das TICs na educação : o que as produções da Universidade de Brasília revelam?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T14:29:45Z-
dc.date.available2024-11-01T14:29:45Z-
dc.date.submitted2023-01-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40362-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The text in question addresses the integration of Information and Communication Technologies (ICTs) in education through a bibliographic review, carried out from the Final Course Works (TCC) of Pedagogy from the University of Brasília, in the period from 2019 to 2023. It highlights the increasing importance of technology in society and the role of education professionals in this scenario. The methodology employed is qualitative, using a bibliographic review of the TCCs of Pedagogy from UnB, with a time frame from 2019 to 2023. The critical analysis, based on the theoretical categories of Education and Technology, seeks to understand the limitations and possibilities of this integration, considering the works produced in this period. The analyzed works reveal challenges faced by students, teachers, and school managers in adapting to and using technologies, highlighting before, during, and after the COVID-19 pandemic. Among the highlighted difficulties are the lack of technological resources in schools, inequality in access to technologies, and the need for professional training for the effective use of digital tools, pointing to the need for continuing education of university teachers for an effective integration of ICTs in education. The integration between technology and education, emphasizing the need to improve teacher training and promote equitable access to technologies. It emphasizes the challenges faced by educators, but also the opportunities provided by digital convergence to create more engaging and interactive learning experiences. The complexity of the process of integrating technology into education, emphasizing the need for continuous commitment to debate and reflection. It recognizes the importance of staying updated on developments in the area and adapting teaching practices, with an emphasis on teacher training, to ensure the success of the integration of technology and education in an increasingly technological world.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.