Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Paschoal, Chiara Luiza Cabral | - |
dc.identifier.citation | PASCHOAL, Chiara Luiza Cabral. Epistemologia na formação de professores: analisando o projeto pedagógico de licenciaturas na Universidade Federal do Maranhão. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade, a partir de uma pesquisa documental, com abordagem
qualitativa, analisar Projetos Pedagógicos de Cursos das Licenciaturas de: Pedagogia,
Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras Português e Educação do Campo
ofertadas na Universidade Federal do Maranhão. É notório as diferentes linhas de estudos
pertencentes à formação de professores e as numerosas discussões levantadas acerca dessa
temática. Neste sentido, realiza-se a identificação das epistemologias as quais estes Projetos
Políticos Pedagógicos se fundamentam, percebendo uma forte influência de um ensino
tecnicista e cognitivista, ainda que, uma parte manifestasse em uma epistemologia da práxis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | Epistemologia na formação de professores : analisando o projeto pedagógico de licenciaturas na Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T13:05:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T13:05:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40355 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text aims to present, from a documentar research, with a qualitative approach, analyze the
courses pedagogical projects of licentiates degrees in Pedagogy, Mathematics, Biological
Sciences, Physical Education, Portuguese Languages and Rural Education from Federal
University of Maranhã. The diferente lines of studies pertaining to teacher education and the
numerous discussions raised on this theme are well known. In this sense, it is possible to
identify the epistemologies on which these Pedagogical Political Projects are based perceiving
a strong influence of a technicist and cognitivist teaching, although a part of it manifested itself
in an epistemology of praxis. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|