Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ChiaraLuizaCabralPaschoal_tcc.pdf858,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorPaschoal, Chiara Luiza Cabral-
dc.identifier.citationPASCHOAL, Chiara Luiza Cabral. Epistemologia na formação de professores: analisando o projeto pedagógico de licenciaturas na Universidade Federal do Maranhão. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade, a partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, analisar Projetos Pedagógicos de Cursos das Licenciaturas de: Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras Português e Educação do Campo ofertadas na Universidade Federal do Maranhão. É notório as diferentes linhas de estudos pertencentes à formação de professores e as numerosas discussões levantadas acerca dessa temática. Neste sentido, realiza-se a identificação das epistemologias as quais estes Projetos Políticos Pedagógicos se fundamentam, percebendo uma forte influência de um ensino tecnicista e cognitivista, ainda que, uma parte manifestasse em uma epistemologia da práxis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProjetos educacionaispt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleEpistemologia na formação de professores : analisando o projeto pedagógico de licenciaturas na Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T13:05:58Z-
dc.date.available2024-11-01T13:05:58Z-
dc.date.submitted2023-07-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40355-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This text aims to present, from a documentar research, with a qualitative approach, analyze the courses pedagogical projects of licentiates degrees in Pedagogy, Mathematics, Biological Sciences, Physical Education, Portuguese Languages and Rural Education from Federal University of Maranhã. The diferente lines of studies pertaining to teacher education and the numerous discussions raised on this theme are well known. In this sense, it is possible to identify the epistemologies on which these Pedagogical Political Projects are based perceiving a strong influence of a technicist and cognitivist teaching, although a part of it manifested itself in an epistemology of praxis.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.