Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VicenteLuisCorreiaLimaBorges_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensamento sistêmico e o ensino de ciências : um estudo sobre homeostase utilizando softwares livres como recursos didáticos
Autor(es): Borges, Vicente Luís Correia Lima
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Assunto: Homeostase
Recursos didáticos
Insight Maker
Recursos tecnológicos
Data de apresentação: 13-Ago-2024
Data de publicação: 29-Out-2024
Referência: BORGES, Vicente Luís Correia Lima. Pensamento sistêmico e o ensino de ciências: um estudo sobre homeostase utilizando softwares livres como recursos didáticos. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: Diante do avanço tecnológico produzido nas últimas décadas, recursos didáticos digitais tornaram-se cada vez mais acessíveis, facilitando o aprendizado de conteúdos complexos por meio de linguagens mais modernas de computador. No Brasil, o pensamento sistêmico é uma linguagem ainda pouco explorada, devido à escassez de estudos na área. O ensino de ciências contempla uma imensa variedade de conteúdos, no entanto, este trabalho está relacionado ao eixo “vida e evolução”. Portanto, este trabalho propõe a construção de modelos em pensamento sistêmico dentro da área do ensino de ciências, com ênfase na homeostase, utilizando os softwares livres Insight Maker e Loopy como ferramentas didáticas em uma proposta acadêmica.
Abstract: In light of the technological advancements produced in recent decades, digital didactic resources have become increasingly accessible, facilitating the learning of complex content through more modern computer languages. In Brazil, systems thinking is still a relatively unexplored approach due to the scarcity of studies in the field. The teaching of science encompasses a vast array of content; however, this work is related to the 'life and evolution' axis. Therefore, this work proposes the construction of models in systems thinking within the field of science education, with an emphasis on homeostasis, using the free software Insight Maker and Loopy as didatic tools in an academic proposal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.