Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VicenteLuisCorreiaLimaBorges_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Ismael Victor de Lucena-
dc.contributor.authorBorges, Vicente Luís Correia Lima-
dc.identifier.citationBORGES, Vicente Luís Correia Lima. Pensamento sistêmico e o ensino de ciências: um estudo sobre homeostase utilizando softwares livres como recursos didáticos. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante do avanço tecnológico produzido nas últimas décadas, recursos didáticos digitais tornaram-se cada vez mais acessíveis, facilitando o aprendizado de conteúdos complexos por meio de linguagens mais modernas de computador. No Brasil, o pensamento sistêmico é uma linguagem ainda pouco explorada, devido à escassez de estudos na área. O ensino de ciências contempla uma imensa variedade de conteúdos, no entanto, este trabalho está relacionado ao eixo “vida e evolução”. Portanto, este trabalho propõe a construção de modelos em pensamento sistêmico dentro da área do ensino de ciências, com ênfase na homeostase, utilizando os softwares livres Insight Maker e Loopy como ferramentas didáticas em uma proposta acadêmica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHomeostasept_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordInsight Makerpt_BR
dc.subject.keywordRecursos tecnológicospt_BR
dc.titlePensamento sistêmico e o ensino de ciências : um estudo sobre homeostase utilizando softwares livres como recursos didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T19:19:58Z-
dc.date.available2024-10-29T19:19:58Z-
dc.date.submitted2024-08-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40343-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In light of the technological advancements produced in recent decades, digital didactic resources have become increasingly accessible, facilitating the learning of complex content through more modern computer languages. In Brazil, systems thinking is still a relatively unexplored approach due to the scarcity of studies in the field. The teaching of science encompasses a vast array of content; however, this work is related to the 'life and evolution' axis. Therefore, this work proposes the construction of models in systems thinking within the field of science education, with an emphasis on homeostasis, using the free software Insight Maker and Loopy as didatic tools in an academic proposal.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.