Título: | Mulheres cientistas e a tabela periódica : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Menezes, Jânia Ferreira de |
Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Mulheres cientistas Tabela periódica Livros didáticos Ciência - história |
Data de apresentação: | 3-Jul-2024 |
Data de publicação: | 29-Out-2024 |
Referência: | MENEZES, Jânia Ferreira de. Mulheres cientistas e a tabela periódica: uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. |
Resumo: | A Tabela Periódica é uma ferramenta importante para a compreensão das propriedades físicas
e químicas dos elementos químicos conhecidos, mostrando os padrões e tendências periódicas
nas propriedades dos elementos, como raio atômico, eletronegatividade, afinidade eletrônica e
potencial de ionização. Portanto, possibilita a previsão do comportamento dos elementos e suas
reações químicas. No entanto, seu ensino não limita ao aspecto descritivo, constituindo um
instrumento de contextualização histórica e científica, revelando o desenvolvimento contínuo
de pesquisas de cientistas homens e mulheres para área da Química desde suas origens até os
avanços contemporâneos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar como as mulheres
cientistas que contribuíram para a organização e o desenvolvimento da Tabela Periódica são
representadas nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. A metodologia foi
qualitativa e teve como objeto de pesquisa nove livros de Ciências utilizados no nono ano do
Ensino Fundamental, os quais foram analisados com base em sete critérios previamente
estabelecidos de acordo com a literatura. Os resultados obtidos indicaram que quatro dos livros
analisados abordaram a presença de mulheres cientistas, sendo Marie Curie a mais lembrada.
Nesse sentido, é importante que a Tabela periódica seja ensinada nos contextos históricos e
ressaltando a participação de diferentes cientistas homens e mulheres que contribuíram para a
sua organização, afim de demonstrar um aspecto mais humanizado da construção do
conhecimento científico e demonstrar que as mulheres também participam e participaram da
evolução da Ciência. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.