Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JaniaFerreiraDeMenezes_tcc.pdf587,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres cientistas e a tabela periódica : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Menezes, Jânia Ferreira de
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Mulheres cientistas
Tabela periódica
Livros didáticos
Ciência - história
Data de apresentação: 3-Jul-2024
Data de publicação: 29-Out-2024
Referência: MENEZES, Jânia Ferreira de. Mulheres cientistas e a tabela periódica: uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: A Tabela Periódica é uma ferramenta importante para a compreensão das propriedades físicas e químicas dos elementos químicos conhecidos, mostrando os padrões e tendências periódicas nas propriedades dos elementos, como raio atômico, eletronegatividade, afinidade eletrônica e potencial de ionização. Portanto, possibilita a previsão do comportamento dos elementos e suas reações químicas. No entanto, seu ensino não limita ao aspecto descritivo, constituindo um instrumento de contextualização histórica e científica, revelando o desenvolvimento contínuo de pesquisas de cientistas homens e mulheres para área da Química desde suas origens até os avanços contemporâneos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar como as mulheres cientistas que contribuíram para a organização e o desenvolvimento da Tabela Periódica são representadas nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e teve como objeto de pesquisa nove livros de Ciências utilizados no nono ano do Ensino Fundamental, os quais foram analisados com base em sete critérios previamente estabelecidos de acordo com a literatura. Os resultados obtidos indicaram que quatro dos livros analisados abordaram a presença de mulheres cientistas, sendo Marie Curie a mais lembrada. Nesse sentido, é importante que a Tabela periódica seja ensinada nos contextos históricos e ressaltando a participação de diferentes cientistas homens e mulheres que contribuíram para a sua organização, afim de demonstrar um aspecto mais humanizado da construção do conhecimento científico e demonstrar que as mulheres também participam e participaram da evolução da Ciência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.