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dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorMenezes, Jânia Ferreira de-
dc.identifier.citationMENEZES, Jânia Ferreira de. Mulheres cientistas e a tabela periódica: uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Tabela Periódica é uma ferramenta importante para a compreensão das propriedades físicas e químicas dos elementos químicos conhecidos, mostrando os padrões e tendências periódicas nas propriedades dos elementos, como raio atômico, eletronegatividade, afinidade eletrônica e potencial de ionização. Portanto, possibilita a previsão do comportamento dos elementos e suas reações químicas. No entanto, seu ensino não limita ao aspecto descritivo, constituindo um instrumento de contextualização histórica e científica, revelando o desenvolvimento contínuo de pesquisas de cientistas homens e mulheres para área da Química desde suas origens até os avanços contemporâneos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar como as mulheres cientistas que contribuíram para a organização e o desenvolvimento da Tabela Periódica são representadas nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e teve como objeto de pesquisa nove livros de Ciências utilizados no nono ano do Ensino Fundamental, os quais foram analisados com base em sete critérios previamente estabelecidos de acordo com a literatura. Os resultados obtidos indicaram que quatro dos livros analisados abordaram a presença de mulheres cientistas, sendo Marie Curie a mais lembrada. Nesse sentido, é importante que a Tabela periódica seja ensinada nos contextos históricos e ressaltando a participação de diferentes cientistas homens e mulheres que contribuíram para a sua organização, afim de demonstrar um aspecto mais humanizado da construção do conhecimento científico e demonstrar que as mulheres também participam e participaram da evolução da Ciência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres cientistaspt_BR
dc.subject.keywordTabela periódicapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordCiência - históriapt_BR
dc.titleMulheres cientistas e a tabela periódica : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T18:20:47Z-
dc.date.available2024-10-29T18:20:47Z-
dc.date.submitted2024-07-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40338-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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