Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeticiaGamaRibeiro_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A história das ciências e o letramento científico : a escolha da localização de Brasília
Autor(es): Ribeiro, Leticia Gama
Orientador(es): Almeida, Tiago Santos
Assunto: Ciência - história
Letramento científico
Brasília (DF) - construção
Brasília (DF) - história
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 24-Out-2024
Referência: RIBEIRO, Leticia Gama. A história das ciências e o letramento científico: a escolha da localização de Brasília. 2024. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga a relevância da História das Ciências e do desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica sobre esse tema, como uma forma de exemplificar a relação entre História das Ciências e letramento científico. A pesquisa aborda a interdisciplinaridade entre geografia e história, destacando como o método científico foi aplicado na demarcação do território do Planalto Central, considerando fatores geográficos, climáticos e sociais que influenciaram essa decisão estratégica. Além disso, o trabalho desenvolve um material didático, incluindo um jogo de tabuleiro, como ferramenta pedagógica para promover o letramento científico e uma compreensão crítica do papel da ciência na sociedade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: This paper investigates the relevance of the History of Science and the development of a teaching tool on this subject, as a way of exemplifying the relationship between the History of Science and scientific literacy. The research addresses the interdisciplinarity between geography and history, highlighting how the scientific method was applied in the demarcation of the territory of the Central Plateau, considering geographical, climatic and social factors that influenced this strategic decision. In addition, the work develops didactic material, including a board game, as a pedagogical tool to promote scientific literacy and a critical understanding of the role of science in society, in line with the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.