Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Tiago Santos | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Leticia Gama | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Leticia Gama. A história das ciências e o letramento científico: a escolha da localização de Brasília. 2024. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a relevância da História das Ciências e do desenvolvimento de
uma ferramenta pedagógica sobre esse tema, como uma forma de exemplificar a relação
entre História das Ciências e letramento científico. A pesquisa aborda a
interdisciplinaridade entre geografia e história, destacando como o método científico foi
aplicado na demarcação do território do Planalto Central, considerando fatores
geográficos, climáticos e sociais que influenciaram essa decisão estratégica. Além disso,
o trabalho desenvolve um material didático, incluindo um jogo de tabuleiro, como
ferramenta pedagógica para promover o letramento científico e uma compreensão crítica
do papel da ciência na sociedade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.title | A história das ciências e o letramento científico : a escolha da localização de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T14:49:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T14:49:43Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40309 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper investigates the relevance of the History of Science and the development of a
teaching tool on this subject, as a way of exemplifying the relationship between the
History of Science and scientific literacy. The research addresses the interdisciplinarity
between geography and history, highlighting how the scientific method was applied in
the demarcation of the territory of the Central Plateau, considering geographical, climatic
and social factors that influenced this strategic decision. In addition, the work develops
didactic material, including a board game, as a pedagogical tool to promote scientific
literacy and a critical understanding of the role of science in society, in line with the
guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|