Título: | O preço da etiqueta : modelo fast fashion e precarização do trabalho |
Autor(es): | Matos, Ana Gabriela Pereira |
Orientador(es): | Lima, Renata Santana |
Assunto: | Fast fashion Trabalho escravo Moda |
Data de apresentação: | 5-Set-2024 |
Data de publicação: | 24-Out-2024 |
Referência: | MATOS, Ana Gabriela Pereira. O preço da etiqueta: modelo fast fashion e precarização do trabalho. 2024. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente monografia busca estudar como o modelo fast fashion disseminado na indústria da
moda implica em arranjos empresariais que ensejam a precarização do trabalho, inclusive com
trabalho análogo ao escravo, notadamente em razão da terceirização das cadeias produtivas.
Para tanto, faz-se um panorama geral da escravidão no Brasil, desde o período colonial até a
atualidade, de modo a compreender todas as facetas da escravidão contemporânea e os
caminhos para o rompimento desse ciclo de exploração. No Setor Têxtil e de Confecções, há
diversos casos de resgate de trabalhadores submetidos a condições degradantes, trabalho
forçado, servidão por dívidas e/ou jornadas exaustivas. Para melhor compreender esse
cenário, aprofunda-se no conceito de fast fashion e como esse modelo impacta o mercado da
moda e a lógica produtiva das empresas, que frequentemente dispõem-se da subcontratação de
fábricas fornecedoras para a prestação de serviços variados, especialmente a confecção. Nesse
âmbito, é realizado estudo de caso sobre a Zara e a sua cadeia produtiva, bem como o
comportamento da marca frente a acusações de trabalho escravo em suas dependências. Além
disso, analisam-se as mídias sociais e o poder de influência de criadores de conteúdo nas
plataformas digitais sob seu público consumidor. Realiza-se um recorte de classe, raça e
gênero para entender o perfil de compra, bem como as possíveis alternativas de consumo
consciente e as repercussões e consequências do período pandêmico no ato de consumir. Por
fim, discorre-se a respeito da responsabilização social empresarial e os meios para erradicação
da escravidão contemporânea. |
Abstract: | The present thesis seeks to study how the fast fashion model disseminated in the fashion
industry implies business arrangements that lead to precarious labor, including forced labor,
notably due to the outsourcing of production chains. An overview of slavery in Brazil, from
the colonial period to the present day, is provided, so that we can comprehend every facet of
modern slavery, and how to break the cycle of exploitation. In the Clothing and Textile Sector,
there are several rescue cases of workers subjudged to degrading conditions, forced labor,
debt bondage and/or exhausting working hours. To better comprehend the outlook, we delve
deeper into the concept of fast fashion and how this pattern impacts the fashion market, as
well as the productive logic of the companies, which frequently outsource supplier factories to
provide various services, especially manufacturing. In this context, a case study is carried out
on Zara and its production chain, as well as the brand's behavior in the face of accusations of
slave labor on its premises. Furthermore, an analysis of social media and the influence power
of content creators over their consumer public is presented. To this end, a class, race and
gender outlook is made to understand the buyer profile, also the possible sustainable
consumption alternatives and the repercussions and consequences of the pandemic period on
the act of consuming. Finally, we discuss corporate social responsibility and how companies
should behave in order to completely eradicate modern slavery. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024. |
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