Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia Filho, Mamede Said | - |
dc.contributor.author | Andrade, Alisson Maxwell Ferreira de | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Alisson Maxwell Ferreira de. O apelo ao legislador (appellentscheidung) e o controle de constitucionalidade em matéria concorrencial: uma análise crítica da ADPF nº 1.106 e os seus potenciais reflexos na ordem econômica. 2024. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo faz uma análise crítica da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
(ADPF) nº 1.106, pela qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona no Supremo
Tribunal Federal (STF), a constitucionalidade de diversos dispositivos da Lei nº 6.729/1979
(“Lei Ferrari”), complexo normativo que baliza a relação entre produtores e distribuidores de
veículos automotores de via terrestre no Brasil. A PGR sustenta que os dispositivos impugnados
violam preceitos fundamentais consagrados na Constituição de 1988, além de subtrair a
competência essencial do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Sistema
Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). Contudo, uma vez provocado, o Poder
Executivo se manifestou pela constitucionalidade da Lei Ferrari, alertando para o risco de
autêntico caos jurídico caso a ADPF seja julgada procedente. O Poder Legislativo, por sua vez,
manifestou-se evocando o seu dever constitucional de legislar sobre o tema de enorme
relevância econômica e social para o país. Assim, diante das potenciais consequências advindas
de eventual declaração de não-recepção dos dispositivos questionados da Lei Ferrari, o objeto
de pesquisa desse estudo consiste em discutir a ADPF nº 1.106 à luz do ativismo judicial, para
propor que a ADPF consiste em instrumento inadequado à pretensão do Parquet de
desconstituir o referido complexo normativo. Para tanto, o estudo adota uma abordagem
metodológica qualitativa e interpretativa, utilizando-se da combinação da análise documental,
jurisprudencial e pesquisa bibliográfica. Como objetivos específicos, o presente estudo analisa
os fundamentos jurídicos e constitucionais constantes da ADPF nº 1.106, além de fazer uma
análise comparativa das posições dos Poderes Executivo e Legislativo, em contraposição aos
questionamentos da PGR, para propor como hipótese que o lócus adequado para o debate acerca
de aprimoramentos do marco regulatório em questão é o Parlamento e o Poder Executivo, de
modo que caso o STF não entenda pela improcedência da ADPF nº 1.106, seria prudente a
aplicação da técnica de apelo ao legislador (Appellentscheidung), posto que o caso em exame
reclama a fixação de limites para a atuação do Judiciário em um tema que deve ser enfrentado
pelos Poderes Executivo e Legislativo e as suas instâncias independentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arguição de descumprimento de preceito fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessão comercial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle de constitucionalidade | pt_BR |
dc.title | O apelo ao legislador (appellentscheidung) e o controle de constitucionalidade em matéria concorrencial : uma análise crítica da ADPF nº 1.106 e os seus potenciais reflexos na ordem econômica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T11:04:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T11:04:55Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40295 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study provides a critical analysis of the Claim of non-compliance with a fundamental
precept “(ADPF) No. 1.106”, through which the Attorney General’s Office (PGR) challenges
the constitutionality of various provisions of Law No. 6.729/1979 ("Ferrari Law") in the
Supreme Federal Court (“STF”). This regulatory framework controls the relationship between
motor vehicle producers and distributors in Brazil. The PGR argues that the contested
provisions violate fundamental principles enshrined in the 1988 Constitution and undermine
the essential competence of the Administrative Council for Economic Defense (CADE) within
the Brazilian Competition Defense System (SBDC). However, once prompted, the Executive
Branch affirmed the constitutionality of the Ferrari Law, warning of the risk of genuine legal
chaos should the ADPF be upheld. The Legislative Branch, in turn, invoked its constitutional
duty to legislate on a matter of significant economic and social relevance to the country. Given
the potential consequences of a possible declaration of unconstitutionality of the questioned
provisions of the Ferrari Law, this study aims to discuss ADPF No. 1.106 in light of judicial
activism to propose that the ADPF is an inappropriate instrument for the Public Prosecutor's
Office to dismantle this regulatory framework. The study adopts a qualitative and interpretative
methodological approach, utilizing documentary analysis, case law analysis, and bibliographic
research. Specific objectives include analyzing the legal and constitutional grounds of ADPF
No. 1.106, conducting a comparative investigation of the positions of the Executive and
Legislative Branches in contrast to the PGR's position, and proposing a hypothesis that the
appropriate forum for debating improvements to the regulatory framework in question is the
Parliament and the Executive Branch. Should the STF not dismiss ADPF No. 1.106, it would
be prudent to apply the appeal to the legislator technique (Appellentscheidung), as the case
demands setting limits on the Judiciary's role in a matter that should be addressed by the
Executive and Legislative Branches and their independent bodies. | pt_BR |
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