Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, William Reis | - |
dc.contributor.author | Freitas, Mateus Marocolo Alves de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Mateus Marocolo Alves de. Estimação de parâmetros aerodinâmicos do caça Mirage III utilizando o filtro de Kalman estendido. 2024. 165 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A estimação de parâmetros e o filtro de Kalman estendido desempenham papéis essenciais na análise e controle de aeronaves. Em conjunto, essas ferramentas têm a capacidade de identificar aspectos cruciais do comportamento dinâmico de uma aeronave, permitindo a melhor compreensão de seu desempenho em voo. Este trabalho aborda a estimação de trinta e quatro estados (doze parâmetros de movimento e vinte e dois parâmetros aerodinâmicos) do caça Mirage III utilizando o filtro de Kalman estendido em condição de voo reto e nivelado e curva coordenada. A implementação foi feita em MATLAB® e Simulink® que visa comparar as estimativas dos estados com valores reais obtidos de um modelo dinâmico não linear e dados medidos por sensores. A metodologia envolve a análise dos erros absolutos das estimativas e a verificação da estabilização e convergência do filtro com base em intervalos de confiança. Os resultados mostraram que o FKE foi eficaz na estimação das posições lineares e angulares, com erro dentro dos limites de confiança estabelecidos. No entanto, o filtro apresentou dificuldades na estabilização das velocidades lineares e em alguns parâmetros aerodinâmicos de força e de momento. Apesar dessas limitações, o FKE demonstrou um desempenho satisfatório na maioria dos parâmetros, comparando a estimativa com o valor real, validando assim, a técnica para aplicações práticas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filtro de Kalman | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aviões militares | pt_BR |
dc.title | Estimação de parâmetros aerodinâmicos do caça Mirage III utilizando o filtro de Kalman estendido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T20:45:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T20:45:39Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40292 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Parameter estimation and the extended Kalman filter play essential roles in aircraft analysis and control. Together, these tools have the ability to identify crucial aspects of an aircraft’s dynamic behavior, allowing a better understanding of its in-flight performance. This work addresses the estimation of thirty-four states (twelve motion parameters and twenty-two aerodynamic parameters) of the Mirage III fighter using the extended Kalman filter in straight and level flight and coordinated turn conditions. The implementation was done in MATLAB® and Simulink® which aims to compare the state estimates with real values obtained from a nonlinear dynamic model and data measured by sensors. The methodology involves the analysis of the absolute errors of the estimates and the verification of the stabilization and convergence of the filter based on confidence intervals. The results showed that the FKE was effective in estimating linear and angular positions, with error within the established confidence limits. However, the filter presented difficulties in stabilizing linear velocities and in some aerodynamic parameters of force and moment. Despite these limitations, FKE demonstrated satisfactory performance in most parameters, comparing the estimate with the real value, thus validating the technique for practical applications. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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