Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria Heloisa Costa | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Heloisa Costa. O uso de tecnologias digitais por crianças pequenas: uma análise da percepção parental. 2024. 43 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo analisar como os pais compreendem o uso de tecnologias digitais por crianças pequenas e quais as estratégias parentais utilizadas para mediar o uso de dispositivos eletrônicos por elas. Para construção do referencial teórico, a pesquisa se apoiou nas contribuições de Philippe Ariès, Willian Corsaro, Edvaldo Souza Couto, Maria Luiza Belloni, Sônia Kramer, Renata Tomaz, entre outros autores. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi de base qualitativa, com aplicação de um questionário para um grupo de pais e mães de crianças matriculadas em duas turmas de Educação Infantil de uma Instituição Privada do Distrito Federal, totalizando 42 respondentes. O questionário foi dividido em quatro seções. Na primeira seção, constou o termo de Consentimento Livre Esclarecido, no qual os respondentes aceitaram os termos de participação na pesquisa. Na segunda seção, foi feito um levantamento sobre o perfil dos participantes, incluindo dados sobre formação, atuação profissional e renda. Na terceira, realizou-se um mapeamento acerca das tecnologias digitais as quais os filhos e filhas dos respondentes têm acesso, os meios utilizados para mediação e controle parental e, a última, foi dedicada a investigar a percepção que os responsáveis têm sobre o uso dessas tecnologias pelas crianças. Os resultados do estudo sugerem que grande parte das crianças sob a responsabilidade dos respondentes utilizam dispositivos eletrônicos no dia a dia, com mediação. Embora a maior parte dos pais respondentes informe que as crianças têm acesso cotidiano às telas, a maioria considera que o uso dessas tecnologias sem a supervisão e mediação adequada podem trazer prejuízos para o desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pais e filhos | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias digitais por crianças pequenas : uma análise da percepção parental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T10:25:06Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T10:25:06Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40285 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to understand how parents analyse the use of digital technologies by young childrens and the parental strategies are used to mediate the use of electronic devices by them. To construct the theoretical framework, the research was supported by the contributions of Philippe Ariès, Willian Corsaro, Edvaldo Souza Couto, Maria Luiza Belloni, Sônia Kramer, Renata Tomaz, among other authors. The methodology used to develop the research was qualitative, with the application of a questionnaire to a group of fathers and mothers of children enrolled in two Early Childhood Education classes at a Private Institution in the Federal District, totaling 42 respondents. The questionnaire was divided into four sections. The first section contained the Informed Consent form where respondents accepted the terms of participation in the research. In the second section, a survey was carried out on the profile of the participants, including data on training, professional activity and income. In the third, a mapping was carried out regarding the digital technologies to which the respondents' sons and daughters have access, the means used for mediation and parental control and, the last, was dedicated to investigating the perception that those responsible have about the use of these technologies. technologies for young children. The results of the study suggest that a large proportion of children under the respondents' responsibility use electronic devices on a daily basis, with mediation. Although most responding parents report that their children have daily access to screens, the majority consider that the use of these technologies without supervision and correct mediation can harm children's development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|