Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40263
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaEduardaCostaMorais_tcc.pdf390,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A complexidade das experiências e dos sujeitos envolvidos com a residência pedagógica e suas contribuições com a formação docente no contexto da pedagogia
Autor(es): Morais, Maria Eduarda Costa
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Assunto: Residência docente
Formação de professores
Estágios supervisionados
Pedagogia - estudo e ensino
Data de apresentação: 25-Set-2024
Data de publicação: 22-Out-2024
Referência: MORAIS, Maria Eduarda Costa. A complexidade das experiências e dos sujeitos envolvidos com a residência pedagógica e suas contribuições com a formação docente no contexto da pedagogia. 2024. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar o impacto da Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) na formação inicial de professores no período de 2022 a 2023. Como referencial teórico, buscamos discutir acerca da formação inicial de professores, do profissional reflexivo tendo por base Donald Schon e sobre a experiência na visão de Larrosa Bondía. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com orientador, preceptores e residentes do programa. Além disso, utilizamos uma narrativa autobiográfica para aprimorar o estudo. Os resultados nos indicaram que a experiência prática proporcionada pela residência contribuiu significativamente para o desenvolvimento da identidade docente, com destaque para a área de alfabetização. Concluímos que a Residência Pedagógica desempenhou um papel essencial na formação inicial dos futuros pedagogos, ao oferecer uma formação prática e reflexiva que complementou a bagagem teórica que construímos ao longo do curso de graduação em Pedagogia na universidade.
Abstract: This research sought to analyze the impact of the Pedagogical Residency of the Pedagogy course at the University of Brasília (UnB) on the initial training of teachers in the period from 2022 to 2023. As a theoretical reference, we sought to discuss the initial training of teachers, the reflective professional having as based on Donald Schon and on the experience from the perspective of Larrosa Bondía. We adopted a qualitative approach, using questionnaires, semi-structured interviews and focus groups with advisors, preceptors and program residents. Furthermore, we used an autobiographical narrative to improve the study. The results indicated that the practical experience provided by the residency contributed significantly to the development of teaching identity, with emphasis on the area of literacy. We conclude that the Pedagogical Residency played an essential role in the initial training of future pedagogues, by offering practical and reflective training that complemented the theoretical background that we built throughout the undergraduate course in Pedagogy at the university.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.