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Título: O lugar da EJAI nos currículos de pedagogia de instituições privadas do Distrito Federal
Autor(es): Melo, Ítalo Guilherme Lima
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Formação de professores
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Currículo profissional - professor
Data de apresentação: 17-Set-2024
Data de publicação: 22-Out-2024
Referência: MELO, Ítalo Guilherme Lima. O lugar da EJAI nos currículos de pedagogia de instituições privadas do Distrito Federal. 2024. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central identificar o espaço ocupado pela EJAI nos currículos dos cursos de Pedagogia das Instituições Privadas do Distrito Federal e apontar melhorias e necessidades na formação de pedagogos para esta modalidade. De abordagem mista com ênfase qualitativa, utilizou revisão de literatura e análise documental, especificamente os PPCs dos cursos de Pedagogia das instituições Estácio de Santo André, Universidade Católica de Brasília e UDF - Centro Universitário. Com a busca por apurar como estas instituições tratam da EJAI, elucidamos pressupostos históricos e teóricos acerca da formação de professores, dados numéricos do cenário da EJAI no DF e de como as instituições analisadas manifestam tais construtos em seus respectivos PPCs. Com a contundência dos conceitos abordados e dos dados quantitativos levantados, a investigação demonstrou a importância e a necessidade de ampliarmos o preparo das instituições formadoras de pedagogos no Distrito Federal para o público da EJAI em sua especificidade de teorias, metodologias e necessidades formativas. À luz dos conceitos de currículo propostos por Sacristán (2013) e Silva (2010), observamos que as instituições analisadas abordam a Educação de Jovens e Adultos (EJAI) de maneira limitada, com pouca ênfase na preparação específica para essa modalidade. Há lacunas significativas nos currículos quanto à formação metodológica e teórica para a EJAI, o que compromete a atuação dos futuros pedagogos. Além disso, os dados quantitativos e qualitativos evidenciam a relevância da EJAI no DF, destacando a necessidade de um maior foco institucional nessa área.
Abstract: The aim of this research was to identify the space occupied by EJAI in the curricula of the Pedagogy courses at private institutions in the Federal District, and to point out improvements and needs in the training of pedagogues for this modality. This is a mixed-method approach with a qualitative emphasis, using a literature review and document analysis, specifically the PPCs of the Pedagogy courses at the Estácio de Santo André, Universidade Católica de Brasília and UDF - Centro Universitário institutions. In order to find out how these institutions deal with the EJAI, we elucidated historical and theoretical assumptions about teacher training, numerical data on the EJAI scenario in the DF and how the institutions analyzed manifest these constructs in their respective PPCs. With the forcefulness of the concepts addressed and the quantitative data collected, the investigation demonstrated the importance and need to expand the preparation of teacher training institutions in the Federal District for the EJAI public in its specific theories, methodologies and training needs. In light of the concepts of curriculum proposed by Sacristán (2013) and Silva (2010), we observed that the institutions analyzed approach Youth and Adult Education (EJAI) in a limited way, with little emphasis on specific preparation for this modality. There are significant gaps in the curricula in terms of methodological and theoretical training for EJAI, which compromises the work of future educators. In addition, the quantitative and qualitative data show the relevance of the EJAI in the Federal District, highlighting the need for a greater institutional focus on this area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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