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Título: Análise estrutural para dimensionamento da seção transversal da longarina de asa de aeronave leve
Autor(es): Rocha, João Victor de Oliveira
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Assunto: Análise estrutural
Aerodinâmica
Vigas
Data de apresentação: 20-Ago-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: ROCHA, João Victor de Oliveira. Análise estrutural para dimensionamento da seção transversal da longarina de asa de aeronave leve. 2024. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho aborda a análise estrutural de longarina de asa, focando na adequação da resistência estrutural para suportar cargas aerodinâmicas e inerciais. O objetivo foi avaliar diferentes seções transversais de longarinas, considerando critérios de segurança e normas técnicas. Utilizou-se uma abordagem combinada de cálculos analíticos e métodos de elementos finitos, com o auxílio dos softwares XFLR5, CATIA, Matlab e Workbench Ansys, para realizar análises detalhadas dos protótipos. Foi investigado os tipos e métodos de carregamento que podem ser aplicados, incluindo esforços cortantes, momentos fletores e momentos de torção para obtenção das tensões máximas sofridas pela longarina. Os resultados mostraram que, embora as seções transversais I e C apresentassem resistência adequada a tensões normais, elas sofreram rupturas sob um elevado torsor, enquanto a seção retangular, apresentou melhor desempenho em termos de resistência. A análise também revelou que a seção fechada retangular suportou momentos de torção mais elevados comparada à seção aberta. Por fim, o estudo destacou a importância da consideração dos carregamentos aerodinâmicos e de inércia, e a necessidade de uma análise abrangente das condições críticas de voo. A análise por elementos finitos proporcionou uma visão detalhada das interações entre nervuras e longarina, permitindo uma avaliação mais completa em comparação com os cálculos analíticos.
Abstract: This work addresses the structural analysis of wing spars, focusing on the adequacy of structural strength to support aerodynamic and inertial loads. The objective was to evaluate different cross-sectional shapes of spars, considering safety criteria and technical standards. A combined approach of analytical calculations and finite element methods was used, with the aid of software XFLR5, CATIA, Matlab, and Workbench Ansys, to conduct detailed analyses of the prototypes. The study investigated the types and methods of loading that can be applied, including shear forces, bending moments, and torsional moments, to determine the maximum stresses experienced by the spar. The results showed that, while the I and C cross-sections had adequate resistance to normal stresses, they experienced rupture under high torsional loads, whereas the rectangular section demonstrated better performance in terms of strength. The analysis also revealed that the closed rectangular section withstood higher torsional moments compared to the open section. Finally, the study emphasized the importance of considering aerodynamic and inertial loads and the need for a comprehensive analysis of critical flight conditions. The finite element analysis provided a detailed view of the interactions between ribs and the spar, allowing for a more complete assessment compared to analytical calculations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.
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