Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MayaraSiqueiraMessias_tcc.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatório de estágio : atividades desenvolvidas na estação de quarentena de germoplasma vegetal da Embrapa recursos genéticos e biotecnologia, Distrito Federal, no período de outubro/2022 a julho/2023
Autor(es): Messias, Mayara Siqueira
Orientador(es): Mendonça, Renata Santos de
Assunto: Ácaro de plantas
Pragas agrícolas - controle biológico
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: MESSIAS, Mayara Siqueira. Relatório de estágio: atividades desenvolvidas na estação de quarentena de germoplasma vegetal da Embrapa recursos genéticos e biotecnologia, Distrito Federal, no período de outubro/2022 a julho/2023. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os ácaros fitófagos causam danos as culturas agrícolas. Dentre as famílias de importância econômica, Tetranychidae é a de maior destaque, pois abriga um número significativo de espécies pragas importantes no Brasil e no mundo. Tetranychus urticae Koch, conhecido como ácaro-rajado, é uma espécie importante pelo vasto número de hospedeiros que ataca e pelas perdas ocasionadas à produtividade das culturas. Conhecer os mecanismos de controle desta espécie é importante. O controle biológico com ácaros predadores da família Phytoseidae tem sido considerado uma alternativa viável, promissora e se encontra em expansão no Brasil e em outros países. O elevado potencial desses inimigos naturais tem impulsionado as pesquisas para a sua utilização em programas de manejo das populações do ácaro-rajado. No presente estudo, realizou-se o acompanhamento e a manutenção da criação do ácaro predador Neoseilus californicus, inimigo natural utilizado no controle de T. urticae, em cultivo protegido na cultura de pimentão, Capsicum anuum L. Essa atividade teve o intuito de aprimorar e validar o manejo integrado do ácaro rajado conforme as normas técnicas da Produção Integrada de Pimentão (PIP). Complementarmente, foi realizada a inspeção acarológica, coleta e montagem de ácaros associados a fruteiras no Distrito Federal e a viveiros de mudas de café, cacau e citros em Rondônia, com o objetivo de se conhecer a acarofauna associada essas culturas nas respectivas regiões amostradas. Os exemplares foram coletados em folhas, ramos e frutos das espécies vegetais de interesse. Os espécimes encontrados foram montados em lâminas de microscopia para identificação. Os métodos adotados para criação de T. urticae e de N. californicus, em condições de laboratório, foram eficientes para dar suporte aos ensaios (estufa, semicampo e campo) do projeto de inovações para o manejo integrado de ácaros-praga em pimentão em cultivo protegido. Esses métodos de criação podem ser utilizados em outros ensaios de interesse, ajudando a gerar práticas inovadoras de controle biológico. Foram preparadas 312 lâminas de espécimes coletados em fruteiras no DF e 186 lâminas das culturas de cacau, citros e café. As lâminas estão em processo de identificação morfológica. A identificação acurada das espécies de ácaros permite o acesso a informações preciosas sobre biologia e controle das espécies de interesse, por exemplo. Pode auxiliar na definição de alternativas de controle dentro do manejo integrado de ácaros fitófagos. O estágio supervisionado trouxe maturidade, no que tange os relacionamentos com o trabalho em equipe e possibilitou o desenvolvimento de práticas em acarologia para o aperfeiçoamento profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.