Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40222
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RhaynaraMoraisDeAlmeidaSantos_tcc.pdf587,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre a morte do corpo e do espírito : a relação entre o suicídio e o desespero a partir de A doença para a morte
Autor(es): Santos, Rhaynara Morais de Almeida
Orientador(es): Paula, Márcio Gimenes de
Assunto: Suicídio
Kierkegaard, Søren Aabye, 1813-1855
Subjetividade - ser e agir
Data de apresentação: 5-Set-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: SANTOS, Rhaynara Morais de Almeida. Entre a morte do corpo e do espírito: a relação entre o suicídio e o desespero a partir de A doença para a morte. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente monografia trata da relação entre o suicídio e o desespero na obra kierkegaardiana A doença para a morte. Para tanto, foi sucedida uma pesquisa de caráter bibliográfico, que abrange fontes secundárias para a fundamentação da argumentação presente no projeto, assim como, uma análise aprofundada sobre a principal obra perscrutada. O interesse pela temática encontra-se alicerçado na importância que Kierkegaard ainda exerce na contemporaneidade para a produção de reflexões de caráter existencial, seja na filosofia ou fora desta, atravessando o campo da psicologia e das ciências humanas. Além disso, o suicídio persiste como uma questão intricada que carece do esforço filosófico em ponderar a valoração da vida individual, aspecto pouco explorado na literatura levantada a partir da perspectiva kierkegaardiana. Dessa forma, objetivou-se elucidar a conexão entre o desespero enquanto uma enfermidade mortal e a morte autoinfligida, o que se mostrou um laço indissociável entre o desejo de morrer representado pela ideação suicida e o caráter inescapável da vida, sendo esta a persistência do espírito. Por fim, foi desvelado o aprofundamento subjetivo contido na obra através da necessidade persistente do indivíduo em tornar-se si mesmo e apropriar-se de sua própria identidade, o que ocorre por meio de um caminho particular e inalienável em direção à cura da enfermidade do espírito.
Abstract: This monograph delves into the relationship between suicide and despair in Kierkegaard's work The sickness unto death. For this purpose, a bibliographic research was conducted, encompassing secondary sources to underpin the argumentation presented in the project, as well as an in-depth analysis of the main work scrutinized. The interest in the theme is grounded in the enduring relevance of Kierkegaard's contributions to contemporary existential reflections, spanning the fields of philosophy, psychology, and the humanities. Moreover, suicide remains a complex issue that demands philosophical inquiry into the valuation of individual life, a topic scarcely explored in the literature surveyed on the kierkegaardian perspective. Thus, the objective was to elucidate the connection between despair as a mortal illness and self-inflicted death, revealing an inseparable bond between the desire to die represented by suicidal ideation and the inescapable nature of life, characterized by the persistence of the spirit. Finally, the subjective deepening contained in the work was revealed through the individual's persistent need to become self and appropriate his own identity, which occurs through a particular and inalienable path towards the cure of the sickness of the self.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.