Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DeborahAlvesAlmeida_tcc.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição das incubadoras de empresas para a inovação e o empreendedorismo : um estudo de caso da incubadora de base tecnológica da Universidade de Brasília e o papel dos instrumentos públicos e incentivos fiscais
Autor(es): Almeida, Deborah Alves
Orientador(es): Assis, Simone de Araújo Góes
Assunto: Políticas públicas
Empreendedorismo
Incentivos fiscais
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 17-Out-2024
Referência: ALMEIDA, Deborah Alves. A contribuição das incubadoras de empresas para a inovação e o empreendedorismo: um estudo de caso da incubadora de base tecnológica da Universidade de Brasília e o papel dos instrumentos públicos e incentivos fiscais. 2024. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar como o programa de Incubadora de Base Tecnológica do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília contribui para a inovação e o empreendedorismo por meio dos instrumentos públicos e incentivos fiscais oferecidos pelo governo. O estudo examina como essas políticas públicas e incentivos impactam o processo de inovação e empreendedorismo das empresas incubadas e graduadas, destacando a importância e as contribuições dessas iniciativas para o desenvolvimento empresarial. O referencial teórico deste trabalho teve como objetivo tanto explorar as Políticas Públicas de inovação e empreendedorismo quanto fornecer um panorama sobre a importância e as contribuições que uma Incubadora de Base Tecnológica oferece à inovação e ao empreendedorismo das empresas que passam pelo processo de incubação. A presente pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, possibilitando a descrição do processo de implementação do programa, além de apresentar discussões e proposições sobre o tema. Foram utilizados, para o desenvolvimento da pesquisa, métodos qualitativos como entrevistas semiestruturadas, observação participante, pesquisa documental, e análise documental e de conteúdo. Dessa forma, foi destrinchado todo o processo de incubação da Incubadora de Base Tecnológica, sendo possível identificar todos os atores, instrumentos públicos e incentivos fiscais utilizados tanto pela Incubadora quanto pelas empresas incubadas e graduadas pelo programa. Por fim, as entrevistas permitiram analisar o impacto e a importância do programa na perspectiva dos empresários e dos funcionários, possibilitando uma interação produtiva entre os entrevistados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.