Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArleteCarvalhoSouza_tcc.pdf478,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre o portfólio infantil : formação da identidade ou fantoches de criação?
Autor(es): Souza, Arlete Carvalho
Orientador(es): Oliveira, Roni Ivan Rocha de
Assunto: Avaliação educacional
Educação infantil
Data de apresentação: 10-Set-2024
Data de publicação: 17-Out-2024
Referência: SOUZA, Arlete Carvalho. Um olhar sobre o portfólio infantil: formação da identidade ou fantoches de criação? 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho propõe analisar e compreender acerca da construção da identidade da criança através da criação do portfólio em uma instituição privada na educação infantil. É essencial destacar que a avaliação na Educação Infantil é um processo de acompanhamento e observação do desenvolvimento das crianças, realizado por meio de registro das interações com outras crianças, das brincadeiras, das vivências e das experiências no cotidiano escolar. O portfólio tem caráter formativo e contribui para a prática pedagógica, o desenvolvimento e a aprendizagem significativa da criança. Este trabalho foi realizado através da abordagem qualitativa e participante. Os dados foram levantados em campo a partir da análise dos documentos que norteiam o processo avaliativo da educação infantil, da análise do portfólio de 22 crianças do berçário e da aplicação de questionário às professoras da escola pesquisada, com intuito de conhecer as concepções das profissionais em relação a utilização do portfólio na educação infantil. Os resultados apresentaram que o portfólio avaliativo revela a trajetória de aprendizagem da criança e possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo do seu desenvolvimento, visto que está relacionada diretamente com a observação frequente. É necessário destacar, que o professor deve estar atento aos registros com o intuito de promover uma aprendizagem diversificada e significativa, garantindo um desenvolvimento integral à criança.
Abstract: The present work proposes to analyze and understand the construction of the child’s identity through the creation of the portfolio in a private institution in early childhood education. It is essential to highlight that the evaluation in Early Childhood Education is a process of monitoring and observation of children’s development, carried out through recording interactions with other children, games, experiences and experiences in school daily life. The portfolio has a formative character and contributes to the pedagogical practice, development and meaningful learning of the child. This work was carried out through the qualitative and participant approach. The data were collected in the field from the analysis of documents that guide the evaluation process of early childhood education, the analysis of the portfolio of 22 children in the nursery and the application of a questionnaire to teachers of the school surveyed, in order to know the conceptions of professionals regarding the use of the portfolio in early childhood education. The results showed that the evaluative portfolio reveals the learning trajectory of the child and allows the progressive and continuous monitoring of its development, since it is directly related to frequent observation. It is necessary to highlight that the teacher must be attentive to the records in order to promote diverse and meaningful learning, ensuring an integral development of the child.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.