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Título: Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades : estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás
Autor(es): Silva, Lyara Oliveira
Orientador(es): Posca, Luís Müller
Coorientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Arte indígena
Artes visuais - estudo e ensino
Material didático - avaliação
Currículo escolar
Goiânia (GO)
Data de apresentação: 6-Jul-2024
Data de publicação: 14-Out-2024
Referência: SILVA, Lyara Oliveira. Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades: estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa investigou como as visualidades indígenas são apresentadas nos materiais didáticos adotados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás(Seduc/GO) e como são abordadas pelos professores de três bairros da Região Sul de Goiânia-GO. O objetivo foi analisar os materiais didáticos adotados pela Seduc/GO que abordam as visualidades indígenas dos povos Iny-Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro e identificar se os docentes das três escolas estaduais observadas têm desenvolvido práticas pedagógicas que trabalham as visualidades dos povos indígenas com território em Goiás. Os dados levantados foram analisados com base nos conceitos das Contravisualidades de Nicholas Mirzoeff (2011), dos Direitos Culturais fundamentados por Meyer-Bisch e Bidault (2014) e na Educação da Cultura Visual por Dias (2011). A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, desenvolvida pela pesquisa de campo. Os resultados indicam que as visualidades indígenas não são abordadas de maneira aprofundada nas aulas de Artes Visuais, seja por falta de material didático ou por falta de formação dos docentes. Por outro lado, foi possível identificar iniciativas por parte da Secretaria de Estado da Educação de Goiás na elaboração e distribuição de materiais que tratam exclusivamente das visualidades indígenas e outros sendo elaborados por arte educadores indígenas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024.
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