Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40177
Título: | Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades : estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
Autor(es): | Silva, Lyara Oliveira |
Orientador(es): | Posca, Luís Müller |
Coorientador(es): | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana |
Assunto: | Arte indígena Artes visuais - estudo e ensino Material didático - avaliação Currículo escolar Goiânia (GO) |
Data de apresentação: | 6-Jul-2024 |
Data de publicação: | 14-Out-2024 |
Referência: | SILVA, Lyara Oliveira. Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades: estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa investigou como as visualidades indígenas são apresentadas nos materiais didáticos adotados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás(Seduc/GO) e como são abordadas pelos professores de três bairros da Região Sul de Goiânia-GO. O objetivo foi analisar os materiais didáticos adotados pela Seduc/GO que abordam as visualidades indígenas dos povos Iny-Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro e identificar se os docentes das três escolas estaduais observadas têm desenvolvido práticas pedagógicas que trabalham as visualidades dos povos indígenas com território em Goiás. Os dados levantados foram analisados com base nos conceitos das Contravisualidades de Nicholas Mirzoeff (2011), dos Direitos Culturais fundamentados por Meyer-Bisch e Bidault (2014) e na Educação da Cultura Visual por Dias (2011). A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, desenvolvida pela pesquisa de campo. Os resultados indicam que as visualidades indígenas não são abordadas de maneira aprofundada nas aulas de Artes Visuais, seja por falta de material didático ou por falta de formação dos docentes. Por outro lado, foi possível identificar iniciativas por parte da Secretaria de Estado da Educação de Goiás na elaboração e distribuição de materiais que tratam exclusivamente das visualidades indígenas e outros sendo elaborados por arte educadores indígenas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.