Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LyaraOliveiraSilva_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPosca, Luís Müller-
dc.contributor.authorSilva, Lyara Oliveira-
dc.identifier.citationSILVA, Lyara Oliveira. Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades: estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou como as visualidades indígenas são apresentadas nos materiais didáticos adotados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás(Seduc/GO) e como são abordadas pelos professores de três bairros da Região Sul de Goiânia-GO. O objetivo foi analisar os materiais didáticos adotados pela Seduc/GO que abordam as visualidades indígenas dos povos Iny-Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro e identificar se os docentes das três escolas estaduais observadas têm desenvolvido práticas pedagógicas que trabalham as visualidades dos povos indígenas com território em Goiás. Os dados levantados foram analisados com base nos conceitos das Contravisualidades de Nicholas Mirzoeff (2011), dos Direitos Culturais fundamentados por Meyer-Bisch e Bidault (2014) e na Educação da Cultura Visual por Dias (2011). A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, desenvolvida pela pesquisa de campo. Os resultados indicam que as visualidades indígenas não são abordadas de maneira aprofundada nas aulas de Artes Visuais, seja por falta de material didático ou por falta de formação dos docentes. Por outro lado, foi possível identificar iniciativas por parte da Secretaria de Estado da Educação de Goiás na elaboração e distribuição de materiais que tratam exclusivamente das visualidades indígenas e outros sendo elaborados por arte educadores indígenas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte indígenapt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didático - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordGoiânia (GO)pt_BR
dc.titleVisualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades : estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T17:36:56Z-
dc.date.available2024-10-14T17:36:56Z-
dc.date.submitted2024-07-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40177-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.