Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Posca, Luís Müller | - |
dc.contributor.author | Silva, Lyara Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lyara Oliveira. Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades: estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investigou como as visualidades indígenas são apresentadas nos materiais didáticos adotados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás(Seduc/GO) e como são abordadas pelos professores de três bairros da Região Sul de Goiânia-GO. O objetivo foi analisar os materiais didáticos adotados pela Seduc/GO que abordam as visualidades indígenas dos povos Iny-Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro e identificar se os docentes das três escolas estaduais observadas têm desenvolvido práticas pedagógicas que trabalham as visualidades dos povos indígenas com território em Goiás. Os dados levantados foram analisados com base nos conceitos das Contravisualidades de Nicholas Mirzoeff (2011), dos Direitos Culturais fundamentados por Meyer-Bisch e Bidault (2014) e na Educação da Cultura Visual por Dias (2011). A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, desenvolvida pela pesquisa de campo. Os resultados indicam que as visualidades indígenas não são abordadas de maneira aprofundada nas aulas de Artes Visuais, seja por falta de material didático ou por falta de formação dos docentes. Por outro lado, foi possível identificar iniciativas por parte da Secretaria de Estado da Educação de Goiás na elaboração e distribuição de materiais que tratam exclusivamente das visualidades indígenas e outros sendo elaborados por arte educadores indígenas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiânia (GO) | pt_BR |
dc.title | Visualidades indígenas, direitos culturais e contravisualidades : estudo dos materiais didáticos e o currículo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T17:36:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T17:36:56Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40177 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana | - |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|