Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40172
Título: | Pintando sujeitos : educação em visualidades por meio do desenho e da pintura |
Autor(es): | Rodrigues, Gustavo Wendel de Andrade |
Orientador(es): | Posca, Luís Müller |
Assunto: | Artes visuais - estudo e ensino Goiânia (GO) Pintura Visualidade |
Data de apresentação: | 6-Jul-2024 |
Data de publicação: | 13-Out-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Gustavo Wendel de Andrade. Pintando sujeitos: educação em visualidades por meio do desenho e da pintura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A partir do entendimento da necessidade da educação em cultura visual para a construção de consciência crítica sobre as maneiras de olhar e produzir olhares, esta pesquisa versa sobre a educação em cultura visual tendo como ponto departida a experiência pessoal em um curso de pintura no Centro Livre de Artes em Goiânia/GO e o diálogo com as vivências artísticas e educacionais em arte. Para compreender tais aspectos, é apresentada uma análise bibliográfica sobre a temática, dialogando com observações empíricas. A pesquisa propõe-se a discutir temáticas, conceitos e discursos obtidos por meio de vivências, observações e aprofundamento teórico, tendo como objetivo a compreensão acerca dos atravessamentos da cultura visual na formação dos sujeitos e as possibilidades de atuação educadora por meio do desenho e pintura. A trajetória percorrida se apoia na busca pelo entendimento sobre como os(as) alunos(as)/artistas podem expressar suas relações com a arte e com o espaço de ensino, a percepção sobre como os alunos(as) sinalizam as construções imagéticas do cotidiano como elementos da prática artística individual e coletiva, a observação sobre como elementos das visualidades cotidianas se relacionam no processo criativo da prática da pintura dos (as) alunos(as) e o entendimento da relação das artes e a cultural visual nessa ação pedagógica. Como análise dos dados, os conhecimentos escritos e imagéticos são discutidos a partir de conceitos elencados que dialogam com a educação em cultura visual, tais quais a cotidianidade, a justiça social, aspectos da construção de cidadania e as relações de poder. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.