Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GustavoWendelDeAndradeRodrigues_tcc.pdf12,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPosca, Luís Müller-
dc.contributor.authorRodrigues, Gustavo Wendel de Andrade-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gustavo Wendel de Andrade. Pintando sujeitos: educação em visualidades por meio do desenho e da pintura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA partir do entendimento da necessidade da educação em cultura visual para a construção de consciência crítica sobre as maneiras de olhar e produzir olhares, esta pesquisa versa sobre a educação em cultura visual tendo como ponto departida a experiência pessoal em um curso de pintura no Centro Livre de Artes em Goiânia/GO e o diálogo com as vivências artísticas e educacionais em arte. Para compreender tais aspectos, é apresentada uma análise bibliográfica sobre a temática, dialogando com observações empíricas. A pesquisa propõe-se a discutir temáticas, conceitos e discursos obtidos por meio de vivências, observações e aprofundamento teórico, tendo como objetivo a compreensão acerca dos atravessamentos da cultura visual na formação dos sujeitos e as possibilidades de atuação educadora por meio do desenho e pintura. A trajetória percorrida se apoia na busca pelo entendimento sobre como os(as) alunos(as)/artistas podem expressar suas relações com a arte e com o espaço de ensino, a percepção sobre como os alunos(as) sinalizam as construções imagéticas do cotidiano como elementos da prática artística individual e coletiva, a observação sobre como elementos das visualidades cotidianas se relacionam no processo criativo da prática da pintura dos (as) alunos(as) e o entendimento da relação das artes e a cultural visual nessa ação pedagógica. Como análise dos dados, os conhecimentos escritos e imagéticos são discutidos a partir de conceitos elencados que dialogam com a educação em cultura visual, tais quais a cotidianidade, a justiça social, aspectos da construção de cidadania e as relações de poder.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGoiânia (GO)pt_BR
dc.subject.keywordPinturapt_BR
dc.subject.keywordVisualidadept_BR
dc.titlePintando sujeitos : educação em visualidades por meio do desenho e da pinturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-13T14:19:47Z-
dc.date.available2024-10-13T14:19:47Z-
dc.date.submitted2024-07-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40172-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.