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Título: Pintando sujeitos : educação em visualidades por meio do desenho e da pintura
Autor(es): Rodrigues, Gustavo Wendel de Andrade
Orientador(es): Posca, Luís Müller
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Goiânia (GO)
Pintura
Visualidade
Data de apresentação: 6-Jul-2024
Data de publicação: 13-Out-2024
Referência: RODRIGUES, Gustavo Wendel de Andrade. Pintando sujeitos: educação em visualidades por meio do desenho e da pintura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A partir do entendimento da necessidade da educação em cultura visual para a construção de consciência crítica sobre as maneiras de olhar e produzir olhares, esta pesquisa versa sobre a educação em cultura visual tendo como ponto departida a experiência pessoal em um curso de pintura no Centro Livre de Artes em Goiânia/GO e o diálogo com as vivências artísticas e educacionais em arte. Para compreender tais aspectos, é apresentada uma análise bibliográfica sobre a temática, dialogando com observações empíricas. A pesquisa propõe-se a discutir temáticas, conceitos e discursos obtidos por meio de vivências, observações e aprofundamento teórico, tendo como objetivo a compreensão acerca dos atravessamentos da cultura visual na formação dos sujeitos e as possibilidades de atuação educadora por meio do desenho e pintura. A trajetória percorrida se apoia na busca pelo entendimento sobre como os(as) alunos(as)/artistas podem expressar suas relações com a arte e com o espaço de ensino, a percepção sobre como os alunos(as) sinalizam as construções imagéticas do cotidiano como elementos da prática artística individual e coletiva, a observação sobre como elementos das visualidades cotidianas se relacionam no processo criativo da prática da pintura dos (as) alunos(as) e o entendimento da relação das artes e a cultural visual nessa ação pedagógica. Como análise dos dados, os conhecimentos escritos e imagéticos são discutidos a partir de conceitos elencados que dialogam com a educação em cultura visual, tais quais a cotidianidade, a justiça social, aspectos da construção de cidadania e as relações de poder.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024.
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