Título: | Cultura Africana e Afro-brasileira : correlações, teorias e práticas pedagógicas em artes visuais na implementação da lei 10.639/03 |
Autor(es): | Bueno, Lanaline Rodrigues |
Orientador(es): | Bezerra Junior, Belidson Dias |
Assunto: | Artes visuais - ensino fundamental Cultura africana Cultura afro-brasileira Currículo escolar |
Data de apresentação: | 6-Mar-2024 |
Data de publicação: | 13-Out-2024 |
Referência: | BUENO, Lanaline Rodrigues. Cultura Africana e Afro-brasileira: correlações, teorias e práticas pedagógicas em artes visuais na implementação da lei 10.639/03. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Aparecida de Goiânia, 2022. |
Resumo: | Este trabalho trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, sobre a Cultura Africana e Afro-brasileira, no ensino aprendizagem das artes visuais, para alunas e alunos dos anos finais do ensino fundamental, de uma unidade escolar pública estadual na cidade de Aparecida de Goiânia, do Estado de Goiás. Os objetivos desta pesquisa realizada durante o período de março a outubro de 2023, contribui com suas percepções da realidade, para o entendimento; 20 anos após a lei 10.639/03, de como na prática ocorreu a implementação temática, Cultura Africana e Afro-brasileira, no ensino das artes visuais. De maneira geral a pesquisa verificou se houve incidência de práticas pedagógicas com implementação do tema, Cultura Africana e Afro-brasileira, no ensino aprendizagem das artes visuais. Especificamente investigou o formato das atividades pedagógicas propostas, as contribuições e relações da comunidade escolar interna e externa; o engajamento a prática e os resultados, a partir da metodologia implementada com a temática, Cultura Africana e Afro-brasileira, no ensino aprendizagem das artes visuais, para alunas e alunos dos anos finais do ensino fundamental. Diversificou percepções transbordadas que fluíram através das práticas transdisciplinares e que empregaram “visualidades culturais” relacionadas a representação. A metodologia desta pesquisa com abordagem qualitativa, por funcionalidade encontrou Robert K. Yin (2016), por exequível determinação dos processos e procedimentos adotados, os quais, demonstraram compatibilidade na efetiva coleta e análise de dados. As lentes teóricas deste trabalho com tema, Cultura Africana e Afro-brasileira, no ensino aprendizagem das artes visuais, ajustaram foco à “Cultura e Representação” de Stuart Hall (1997), enxergou-se caminhos através do “Currículo a partir da noção do Discurso e Queer” de Tomaz Tadeu da Silva (1999), ampliou e explorou novos horizontes nas potentes “Teorias Queer e Educação em Cultura Visual” de Belidson Dias (2008, 2011). Das coletas, analise e interpretações dos dados documentais (conteúdo e tema), e, das entrevistas (conversacional e discursiva), demonstrou-se que, a realidade da inclusão/implementação manteve-se ínfima, de maneira precária, e, quando ocorreu foi no formato estanque. |
Abstract: | The presente academic work it’s about the academic research with qualitative approach,about the African and Afro-Brazilian Culture, in the teaching learning of visual arts, for students the final Years elementary School, of a state public school unit in the city of Aparecida de Goiânia, in Goiás state. The objectives of this research realized during the period the March until October of 2023, it’s contributed with perceptions of reality, for understanding; 20 years after the law 10.639/03, how in the practice ocorred the thematic implementation, African and Afro-Brazilian Culture, in teaching visual arts. In general the research verified if there were pedagogical practices incident’s with the implementation of theme. African and Afro-Brazilian Culture, in the teaching learning of visual arts. Specifically investigated the format of proposal pedagogical’s activie, the contribution, and relationship in school community, internal and external; the engagement in pratice, and the results, since the implementation with the theme, Brazilian Culture, in the teaching learning of visual arts, for students the final years elementary School. Diversified the overflow perceptationst that flow over the transdisciplinarity and that used “Cultural visualities” related to the representation. The metedology of this present research with qualitative approach, to functionality found Robert K. Yin (2016), by feasible determination of process and procediments adopted, which, demonstrated compatibility, in the effective collection, and data analysis. The theoretical lens of this academic work with theme, F, in the teaching learning of visual arts, adjusted the focus to “Culture and Representation” of Stuart Hall (1997), it saw ways through the “Curriculum from the notion od Speeches and Queer”, Of Thomaz Tadeu da Silva (1999), this expanded ans explore now horizonts in the potentes “ Queer Teories and Visual Culture Education”, of Belidson Dias (2008,2011). About collections, analysis and interpretations of documents datas (contente and theme), and the interviews (conventional and discursive), this demonstrated, that, the reality of inclusion/implematention, remained small, of precary mode, and, when occorred was in the estanque formatted. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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