Título: | Socioeducação e arte : uma análise sobre o uso da arte-educação como direito das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade feminina no Distrito Federal – 2017/2024 |
Autor(es): | Viana, Letícia Soares |
Orientador(es): | Santos, Liliam dos Reis Souza |
Assunto: | Sistema socioeducativo Adolescentes (Meninas) Adolescentes em privação de liberdade Socioeducação Arte-educação Semiliberdade |
Data de apresentação: | 3-Set-2024 |
Data de publicação: | 11-Out-2024 |
Referência: | VIANA, Letícia Soares. Socioeducação e arte: uma análise sobre o uso da arte-educação como direito das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade feminina no Distrito Federal – 2017/2024. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma análise do uso da arte-educação dentro do Sistema
Socioeducativo do DF como ferramenta de ruptura da trajetória infracional e de transformação
social de adolescentes em conflito com a lei, com ênfase nas mulheres. Para tanto, faz-se uma
retrospectiva histórica dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil com foco no artigo 4º
do ECA, colocando a arte-educação em uma perspectiva de direito desses jovens. Este estudo
se deu a partir da experiência de estágio realizado na Unidade de Semiliberdade Feminina do
Guará com projeto de intervenção que consistiu em oficinas de circo para as adolescentes, além
de outras experiências da arte-educação em Unidades Socioeducativas. Os resultados obtidos
nesta pesquisa constatam a importância da arte-educação dentro do Socioeducativo, mapeia as
Unidades de Semiliberdade que contém arte-educador e exemplifica atividades de artes já
realizadas no Sistema Socioeducativo do DF. |
Abstract: | This work is an analysis of the use of art education in the Federal District's socio-educational
system as a tool for breaking the trajectory of offenses and for the social transformation of
adolescentsin conflict with the law, with an emphasis on women. To do this, we take a historical
look at the rights of children and adolescentsin Brazil, focusing on Article 4 of the ECA, placing
art education in the context of the rights of these young people. This study was based on the
experience of an internship at the Guará Women's Semi-Freedom Unit, with an intervention
project that consisted of circus workshops for adolescents, as well as other experiences of art
education in socio-educational units. The results obtained in this research confirm the
importance of art education within the Socio-Educational, maps the Semi-Freedom Units that
contain art educators and exemplifies arts activities already carried out in the DF SocioEducational System. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.