Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeticiaSoaresViana_tcc.pdf420,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socioeducação e arte : uma análise sobre o uso da arte-educação como direito das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade feminina no Distrito Federal – 2017/2024
Autor(es): Viana, Letícia Soares
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Sistema socioeducativo
Adolescentes (Meninas)
Adolescentes em privação de liberdade
Socioeducação
Arte-educação
Semiliberdade
Data de apresentação: 3-Set-2024
Data de publicação: 11-Out-2024
Referência: VIANA, Letícia Soares. Socioeducação e arte: uma análise sobre o uso da arte-educação como direito das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade feminina no Distrito Federal – 2017/2024. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise do uso da arte-educação dentro do Sistema Socioeducativo do DF como ferramenta de ruptura da trajetória infracional e de transformação social de adolescentes em conflito com a lei, com ênfase nas mulheres. Para tanto, faz-se uma retrospectiva histórica dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil com foco no artigo 4º do ECA, colocando a arte-educação em uma perspectiva de direito desses jovens. Este estudo se deu a partir da experiência de estágio realizado na Unidade de Semiliberdade Feminina do Guará com projeto de intervenção que consistiu em oficinas de circo para as adolescentes, além de outras experiências da arte-educação em Unidades Socioeducativas. Os resultados obtidos nesta pesquisa constatam a importância da arte-educação dentro do Socioeducativo, mapeia as Unidades de Semiliberdade que contém arte-educador e exemplifica atividades de artes já realizadas no Sistema Socioeducativo do DF.
Abstract: This work is an analysis of the use of art education in the Federal District's socio-educational system as a tool for breaking the trajectory of offenses and for the social transformation of adolescentsin conflict with the law, with an emphasis on women. To do this, we take a historical look at the rights of children and adolescentsin Brazil, focusing on Article 4 of the ECA, placing art education in the context of the rights of these young people. This study was based on the experience of an internship at the Guará Women's Semi-Freedom Unit, with an intervention project that consisted of circus workshops for adolescents, as well as other experiences of art education in socio-educational units. The results obtained in this research confirm the importance of art education within the Socio-Educational, maps the Semi-Freedom Units that contain art educators and exemplifies arts activities already carried out in the DF SocioEducational System.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.