Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IgorQueirozLima_tcc.pdf5,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambiente educacional de acesso remoto para bancadas de sistemas embarcados
Autor(es): Lima, Igor Queiroz
Orientador(es): Sampaio, Renato Coral
Assunto: Sistemas embarcados (Computadores)
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 23-Set-2024
Data de publicação: 10-Out-2024
Referência: LIMA, Igor Queiroz. Ambiente educacional de acesso Remoto para bancadas de sistemas embarcados. 2024. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No Campus Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, os estudantes de Engenharia de Software enfrentam dificuldades ao tentar realizar práticas remotas em experimentos com dispositivos específicos da disciplina de Fundamentos de Sistemas Embarcados. A quantidade limitada de equipamentos disponíveis em relação ao número de alunos matriculados tem impulsionado a adoção de laboratórios de experimentação remota como uma solução, permitindo o acesso à distância a atividades práticas. Essa abordagem proporciona oportunidades adicionais de aprendizagem e promove uma educação mais prática e interativa, oferecendo maior flexibilidade no acesso aos equipamentos. Contudo, ainda há espaço para melhorias no sistema atual da disciplina. Com isso em mente, este trabalho tem como objetivo propor um novo Ambiente Educacional de Acesso Remoto para Bancadas de Sistemas Embarcados, visando aprimorar o formato atual e ampliando o acesso aos experimentos relacionados a sistemas embarcados para os alunos, ao mesmo tempo, em que proporciona aos professores um melhor controle dos recursos disponíveis.
Abstract: At the Gama Campus of the University of Brasília, Software Engineering students face challenges when conducting remote practices for the Fundamentals of Embedded Systems course using specific devices. The limited availability of equipment compared to the number of enrolled students has led to the adoption of remote experimentation laboratories as a solution, offering additional learning opportunities and promoting practical, interactive education with greater flexibility in equipment access. Despite these advancements, the current system presents room for improvement in several areas. Therefore, this paper proposes a new Educational Environment for Remote Access to Embedded Systems Benches, aiming to enhance the current system, expand access to embedded systems experiments for students, and provide teachers with better control over available resources.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.