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Título: Ações educativas para o público infantil : possibilidades de uso dos espaços culturais nos museus do DF
Autor(es): Monte, Pamela Camila Ferreira Soares
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museus - aspectos sociais
Museus - Brasília (DF)
Educação museal
Educação - espaços não formais
Educação de crianças
Educação multicultural
Espaço cultural
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 7-Out-2024
Referência: MONTE, Pamela Camila Ferreira Soares. Ações educativas para o público infantil: possibilidades de uso dos espaços culturais nos museus do DF. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho sistematizou reflexões e aproximações entre a educação infantil e os museus, visto que os museus têm papel social fundamental para formação identitária. Parte-se do entendimento de que o público infantil pode, igualmente, obter um melhor aproveitamento da relação homem-realidade, homem-sociedade experimentada dentro das instituições museológicas. Entende-se a primeira infância como o momento em que acontece a construção de significados, interpretação de culturas e relações sociais e os museus contribuem para o desenvolvimento cognitivo e psicopedagógico infantil a partir das ações educativas ampliando a construção de saberes, experiências e significados. A partir de revisão bibliográfica, análise das normativas pertinentes ao tema e aplicação de questionários aos museus do DF, por meio virtual, a pesquisa contribui para reflexões sobre o lugar da criança no museu e aproximações do público infantil e instituições culturais.
Abstract: This work aims to systematize reflections and connections between early childhood education and museums, considering the fundamental social role of museums in identity formation. It starts with the understanding that young audiences can equally benefit from the relationship between individuals, reality, and society experienced within museum institutions. The early childhood phase is seen as a critical period for the construction of meanings, interpretation of cultures, and social relations. Museums contribute to cognitive and psychopedagogical development in children through educational actions that enhance the construction of knowledge, experiences, and meanings. Through a literature review, analysis of relevant regulations, and the application of questionnaires to museums in the Federal District (DF), conducted virtually, the research aims to contribute to reflections on the place of children in museums and the connections between young audiences and cultural institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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