Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Monte, Pamela Camila Ferreira Soares | - |
dc.identifier.citation | MONTE, Pamela Camila Ferreira Soares. Ações educativas para o público infantil: possibilidades de uso dos espaços culturais nos museus do DF. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho sistematizou reflexões e aproximações entre a educação infantil
e os museus, visto que os museus têm papel social fundamental para formação
identitária. Parte-se do entendimento de que o público infantil pode, igualmente, obter
um melhor aproveitamento da relação homem-realidade, homem-sociedade
experimentada dentro das instituições museológicas. Entende-se a primeira infância
como o momento em que acontece a construção de significados, interpretação de
culturas e relações sociais e os museus contribuem para o desenvolvimento cognitivo
e psicopedagógico infantil a partir das ações educativas ampliando a construção de
saberes, experiências e significados. A partir de revisão bibliográfica, análise das
normativas pertinentes ao tema e aplicação de questionários aos museus do DF, por
meio virtual, a pesquisa contribui para reflexões sobre o lugar da criança no museu e
aproximações do público infantil e instituições culturais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação museal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - espaços não formais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço cultural | pt_BR |
dc.title | Ações educativas para o público infantil : possibilidades de uso dos espaços culturais nos museus do DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T15:30:06Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T15:30:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40095 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to systematize reflections and connections between early childhood
education and museums, considering the fundamental social role of museums in
identity formation. It starts with the understanding that young audiences can equally
benefit from the relationship between individuals, reality, and society experienced
within museum institutions. The early childhood phase is seen as a critical period for
the construction of meanings, interpretation of cultures, and social relations. Museums
contribute to cognitive and psychopedagogical development in children through
educational actions that enhance the construction of knowledge, experiences, and
meanings. Through a literature review, analysis of relevant regulations, and the
application of questionnaires to museums in the Federal District (DF), conducted
virtually, the research aims to contribute to reflections on the place of children in
museums and the connections between young audiences and cultural institutions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|