Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40092
Título: | Mapeamento da Educação Museal na Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia |
Autor(es): | Lopes, Isadora Godoy |
Orientador(es): | Silva, Cayo Vinicius Honorato da |
Assunto: | Museologia Educação museal Periódicos Museus - Brasil |
Data de apresentação: | 22-Dez-2023 |
Data de publicação: | 7-Out-2024 |
Referência: | LOPES, Isadora Godoy. Mapeamento da Educação Museal na Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo realizar um mapeamento da Educação Museal
(EM) e suas diversas temáticas na MUSAS – Revista Brasileira de Museus e
Museologia. A partir da análise dos oito números publicados entre 2004 e 2023,
buscou-se identificar os artigos que abordam essa temática e analisar tanto
quantitativa quanto qualitativamente os textos presentes nas distintas seções da
revista. Concluiu-se que a EM se faz presente na MUSAS expondo a história e
tragetória do campo e de seus profissionais, as dificuldades e questões
contemporâneas em instituições distintas e a relação com a sociedade e educação
formal. Todas essas facetas da EM foram abordadas dentro da propostas editorial
temática e nos diversos formatos de texto que podem ser entrevistas, artigos,
resenhas literárias, por exemplo. |
Abstract: | The present study aimed to propose a mapping of Museum Education and its various
themes in MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. Based on the
analysis of the eight issues published to date, we sought to categorize the articles
that address this topic and carry out both a quantitative and qualitative analysis of the
texts present in the different sections of the magazine. It was concluded that
Museum Education is present at MUSAS, exposing the history and trajectory of the
field and its professionals, the difficulties and contemporary issues in different
institutions and the relationship with society and formal education. All these facets of
EM were addressed within the thematic editorial proposals and in different text
formats that could be interviews, articles, literary reviews, for example. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Museologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.