Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsadoraGodoyLopes_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento da Educação Museal na Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia
Autor(es): Lopes, Isadora Godoy
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Museologia
Educação museal
Periódicos
Museus - Brasil
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 7-Out-2024
Referência: LOPES, Isadora Godoy. Mapeamento da Educação Museal na Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo realizar um mapeamento da Educação Museal (EM) e suas diversas temáticas na MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. A partir da análise dos oito números publicados entre 2004 e 2023, buscou-se identificar os artigos que abordam essa temática e analisar tanto quantitativa quanto qualitativamente os textos presentes nas distintas seções da revista. Concluiu-se que a EM se faz presente na MUSAS expondo a história e tragetória do campo e de seus profissionais, as dificuldades e questões contemporâneas em instituições distintas e a relação com a sociedade e educação formal. Todas essas facetas da EM foram abordadas dentro da propostas editorial temática e nos diversos formatos de texto que podem ser entrevistas, artigos, resenhas literárias, por exemplo.
Abstract: The present study aimed to propose a mapping of Museum Education and its various themes in MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. Based on the analysis of the eight issues published to date, we sought to categorize the articles that address this topic and carry out both a quantitative and qualitative analysis of the texts present in the different sections of the magazine. It was concluded that Museum Education is present at MUSAS, exposing the history and trajectory of the field and its professionals, the difficulties and contemporary issues in different institutions and the relationship with society and formal education. All these facets of EM were addressed within the thematic editorial proposals and in different text formats that could be interviews, articles, literary reviews, for example.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.