Título: | Métodos e abordagens no ensino de línguas : uma breve revisão bibliográfica |
Autor(es): | Santos, Nicolly Moreira |
Orientador(es): | Silva Júnior, Antônio Luiz da |
Assunto: | Língua espanhola - estudo e ensino Competência comunicativa Métodos de ensino |
Data de apresentação: | 4-Abr-2024 |
Data de publicação: | 6-Out-2024 |
Referência: | SANTOS, Nicolly Moreira. Métodos e abordagens no ensino de línguas: uma breve revisão bibliográfica. 2024. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este artigo é fruto dos estudos realizados no componente curricular obrigatório
“Métodos de Ensino do Espanhol como Segunda Língua” do curso de licenciatura
em língua espanhola da Universidade de Brasília e tem como objetivo apresentar
um panorama bibliográfico e conceitual de forma sintetizada das abordagens
gramatical e comunicativa e de alguns dos métodos que as caracterizam no âmbito
do ensino de língua espanhola e de outras línguas estrangeiras. Para alcançar os
objetivos e responder as perguntas norteadoras, optamos por realizar uma pesquisa
qualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln, 2006) de natureza exploratória (Gil,
2002). Os instrumentos de pesquisa foram textos acadêmicos publicados em
periódicos e também dissertações recentemente produzidas, entre outros. Para a
discussão sobre as abordagens de ensino, servimo-nos de estudos de autores
renomados da Linguística Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards e
Rodgers (2001), Rodrigues (2008) e Almeida Filho (2020). Quanto aos métodos de
ensino, tomamos como base as publicações de Reinoso (1999), Melero Abadía
(2004), Richards (2006), Jalil e Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020),
Souza et al. (2023), entre outras. A partir da literatura utilizada, defendemos o
ensino comunicativo pela adoção da abordagem comunicativa no âmbito do ensino
do espanhol e de outras línguas estrangeiras, dado que por essa abordagem se
evidenciam maiores chances de um aprendiz desenvolver a competência
comunicativa, e a constante reflexão por parte do profissional do ensino de línguas
sobre a sua práxis. O estudo oferece informações de grande valia aos estudantes
de cursos de licenciatura em línguas estrangeiras permitindo-lhes evoluir em seu
processo de aprendizagem e também aos profissionais da área de ensino de
línguas de maneira geral que buscam aperfeiçoar a abordagem orientadora de suas
ações em sala de aula, assim como o(s) método(s) que a caracteriza(m). |
Resumén: | Este artículo es el resultado de los estudios realizados en el componente curricular
obligatorio "Métodos de Enseñanza del Español como Segunda Lengua" del curso
de licenciatura en lengua española de la Universidad de Brasilia y tiene como
objetivo presentar un panorama bibliográfico y conceptual de forma sintetizada de
los enfoques gramatical y comunicativo y de algunos de los métodos que los
caracterizan en el ámbito de la enseñanza del español y de otras lenguas
extranjeras. Para lograr los objetivos y responder a las preguntas orientadoras,
optamos por realizar una investigación cualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln,
2006) de naturaleza exploratoria (Gil, 2002). Los instrumentos de investigación
fueron textos académicos publicados en revistas y también disertaciones
recientemente producidas, entre otros. Para la discusión sobre los enfoques de
enseñanza, nos basamos en estudios de autores reconocidos de Lingüística
Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards y Rodgers (2001), Rodrigues
(2008) y Almeida Filho (2020). En cuanto a los métodos de enseñanza, tomamos
como base las publicaciones de Reinoso (1999), Melero Abadía (2004), Richards
(2006), Jalil y Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020), Souza et al. (2023),
entre otros. A partir de la literatura utilizada, defendemos la enseñanza comunicativa
mediante la adopción del enfoque comunicativo en el ámbito de la enseñanza del
español, dado que por este enfoque se evidencian mayores oportunidades para que
un aprendiz desarrolle la competencia comunicativa, y de otras lenguas extranjeras
y la constante reflexión por parte del profesional de la enseñanza de lenguas sobre
su praxis. El estudio ofrece información valiosa a los estudiantes de cursos de
licenciatura en lenguas extranjeras permitiéndoles evolucionar en su proceso de
aprendizaje y también a los profesionales del área de enseñanza de lenguas en
general que buscan perfeccionar el enfoque orientador de sus acciones en el aula,
así como el(los) método(s) que lo caracteriza(n). |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
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