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Título: Métodos e abordagens no ensino de línguas : uma breve revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Nicolly Moreira
Orientador(es): Silva Júnior, Antônio Luiz da
Assunto: Língua espanhola - estudo e ensino
Competência comunicativa
Métodos de ensino
Data de apresentação: 4-Abr-2024
Data de publicação: 6-Out-2024
Referência: SANTOS, Nicolly Moreira. Métodos e abordagens no ensino de línguas: uma breve revisão bibliográfica. 2024. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este artigo é fruto dos estudos realizados no componente curricular obrigatório “Métodos de Ensino do Espanhol como Segunda Língua” do curso de licenciatura em língua espanhola da Universidade de Brasília e tem como objetivo apresentar um panorama bibliográfico e conceitual de forma sintetizada das abordagens gramatical e comunicativa e de alguns dos métodos que as caracterizam no âmbito do ensino de língua espanhola e de outras línguas estrangeiras. Para alcançar os objetivos e responder as perguntas norteadoras, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln, 2006) de natureza exploratória (Gil, 2002). Os instrumentos de pesquisa foram textos acadêmicos publicados em periódicos e também dissertações recentemente produzidas, entre outros. Para a discussão sobre as abordagens de ensino, servimo-nos de estudos de autores renomados da Linguística Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards e Rodgers (2001), Rodrigues (2008) e Almeida Filho (2020). Quanto aos métodos de ensino, tomamos como base as publicações de Reinoso (1999), Melero Abadía (2004), Richards (2006), Jalil e Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020), Souza et al. (2023), entre outras. A partir da literatura utilizada, defendemos o ensino comunicativo pela adoção da abordagem comunicativa no âmbito do ensino do espanhol e de outras línguas estrangeiras, dado que por essa abordagem se evidenciam maiores chances de um aprendiz desenvolver a competência comunicativa, e a constante reflexão por parte do profissional do ensino de línguas sobre a sua práxis. O estudo oferece informações de grande valia aos estudantes de cursos de licenciatura em línguas estrangeiras permitindo-lhes evoluir em seu processo de aprendizagem e também aos profissionais da área de ensino de línguas de maneira geral que buscam aperfeiçoar a abordagem orientadora de suas ações em sala de aula, assim como o(s) método(s) que a caracteriza(m).
Resumén: Este artículo es el resultado de los estudios realizados en el componente curricular obligatorio "Métodos de Enseñanza del Español como Segunda Lengua" del curso de licenciatura en lengua española de la Universidad de Brasilia y tiene como objetivo presentar un panorama bibliográfico y conceptual de forma sintetizada de los enfoques gramatical y comunicativo y de algunos de los métodos que los caracterizan en el ámbito de la enseñanza del español y de otras lenguas extranjeras. Para lograr los objetivos y responder a las preguntas orientadoras, optamos por realizar una investigación cualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln, 2006) de naturaleza exploratoria (Gil, 2002). Los instrumentos de investigación fueron textos académicos publicados en revistas y también disertaciones recientemente producidas, entre otros. Para la discusión sobre los enfoques de enseñanza, nos basamos en estudios de autores reconocidos de Lingüística Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards y Rodgers (2001), Rodrigues (2008) y Almeida Filho (2020). En cuanto a los métodos de enseñanza, tomamos como base las publicaciones de Reinoso (1999), Melero Abadía (2004), Richards (2006), Jalil y Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020), Souza et al. (2023), entre otros. A partir de la literatura utilizada, defendemos la enseñanza comunicativa mediante la adopción del enfoque comunicativo en el ámbito de la enseñanza del español, dado que por este enfoque se evidencian mayores oportunidades para que un aprendiz desarrolle la competencia comunicativa, y de otras lenguas extranjeras y la constante reflexión por parte del profesional de la enseñanza de lenguas sobre su praxis. El estudio ofrece información valiosa a los estudiantes de cursos de licenciatura en lenguas extranjeras permitiéndoles evolucionar en su proceso de aprendizaje y también a los profesionales del área de enseñanza de lenguas en general que buscan perfeccionar el enfoque orientador de sus acciones en el aula, así como el(los) método(s) que lo caracteriza(n).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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