Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_NicollyMoreiraSantos_tcc.pdf944,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Antônio Luiz da-
dc.contributor.authorSantos, Nicolly Moreira-
dc.identifier.citationSANTOS, Nicolly Moreira. Métodos e abordagens no ensino de línguas: uma breve revisão bibliográfica. 2024. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é fruto dos estudos realizados no componente curricular obrigatório “Métodos de Ensino do Espanhol como Segunda Língua” do curso de licenciatura em língua espanhola da Universidade de Brasília e tem como objetivo apresentar um panorama bibliográfico e conceitual de forma sintetizada das abordagens gramatical e comunicativa e de alguns dos métodos que as caracterizam no âmbito do ensino de língua espanhola e de outras línguas estrangeiras. Para alcançar os objetivos e responder as perguntas norteadoras, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln, 2006) de natureza exploratória (Gil, 2002). Os instrumentos de pesquisa foram textos acadêmicos publicados em periódicos e também dissertações recentemente produzidas, entre outros. Para a discussão sobre as abordagens de ensino, servimo-nos de estudos de autores renomados da Linguística Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards e Rodgers (2001), Rodrigues (2008) e Almeida Filho (2020). Quanto aos métodos de ensino, tomamos como base as publicações de Reinoso (1999), Melero Abadía (2004), Richards (2006), Jalil e Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020), Souza et al. (2023), entre outras. A partir da literatura utilizada, defendemos o ensino comunicativo pela adoção da abordagem comunicativa no âmbito do ensino do espanhol e de outras línguas estrangeiras, dado que por essa abordagem se evidenciam maiores chances de um aprendiz desenvolver a competência comunicativa, e a constante reflexão por parte do profissional do ensino de línguas sobre a sua práxis. O estudo oferece informações de grande valia aos estudantes de cursos de licenciatura em línguas estrangeiras permitindo-lhes evoluir em seu processo de aprendizagem e também aos profissionais da área de ensino de línguas de maneira geral que buscam aperfeiçoar a abordagem orientadora de suas ações em sala de aula, assim como o(s) método(s) que a caracteriza(m).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.titleMétodos e abordagens no ensino de línguas : uma breve revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-06T18:55:12Z-
dc.date.available2024-10-06T18:55:12Z-
dc.date.submitted2024-04-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40080-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo es el resultado de los estudios realizados en el componente curricular obligatorio "Métodos de Enseñanza del Español como Segunda Lengua" del curso de licenciatura en lengua española de la Universidad de Brasilia y tiene como objetivo presentar un panorama bibliográfico y conceptual de forma sintetizada de los enfoques gramatical y comunicativo y de algunos de los métodos que los caracterizan en el ámbito de la enseñanza del español y de otras lenguas extranjeras. Para lograr los objetivos y responder a las preguntas orientadoras, optamos por realizar una investigación cualitativa (Chizzotti, 2006; Denzin; Lincoln, 2006) de naturaleza exploratoria (Gil, 2002). Los instrumentos de investigación fueron textos académicos publicados en revistas y también disertaciones recientemente producidas, entre otros. Para la discusión sobre los enfoques de enseñanza, nos basamos en estudios de autores reconocidos de Lingüística Aplicada como Leffa (1988), Brown (2001), Richards y Rodgers (2001), Rodrigues (2008) y Almeida Filho (2020). En cuanto a los métodos de enseñanza, tomamos como base las publicaciones de Reinoso (1999), Melero Abadía (2004), Richards (2006), Jalil y Procailo (2009), Barreto (2012), Santos (2020), Souza et al. (2023), entre otros. A partir de la literatura utilizada, defendemos la enseñanza comunicativa mediante la adopción del enfoque comunicativo en el ámbito de la enseñanza del español, dado que por este enfoque se evidencian mayores oportunidades para que un aprendiz desarrolle la competencia comunicativa, y de otras lenguas extranjeras y la constante reflexión por parte del profesional de la enseñanza de lenguas sobre su praxis. El estudio ofrece información valiosa a los estudiantes de cursos de licenciatura en lenguas extranjeras permitiéndoles evolucionar en su proceso de aprendizaje y también a los profesionales del área de enseñanza de lenguas en general que buscan perfeccionar el enfoque orientador de sus acciones en el aula, así como el(los) método(s) que lo caracteriza(n).pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.