Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaFariasSousa_tcc.pdf4,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre a percepção dos discentes quanto a utilização de EAD no curso de Engenharia de Software, FGA/UnB
Autor(es): Sousa, Júlia Farias
Orientador(es): Corrêa, George Marsicano
Assunto: Educação à distância
Covid-19
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino remoto
Pandemia
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 2-Out-2024
Referência: SOUSA, Júlia Farias. Análise sobre a percepção dos discentes quanto a utilização de EAD no curso de Engenharia de Software, FGA/UnB. 2023. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Durante o período em que ocorreu a pandemia de COVID19, alunos e professores vivenciaram o ensino remoto. Na Universidade de Brasília/Faculdade do Gama, o curso de Engenharia de Software também foi ministrado de forma remota até o início do ano de 2022. Com isso, todos tiveram a oportunidade de vivenciar suas atividades acadêmicas de forma flexível e a volta do presencial evidenciou que essa flexibilidade é requerida pelos discentes do curso. Como o ensino remoto foi realizado por caráter emergencial, outra modalidade de ensino que já é implementada em outros cursos de graduação na UnB poderia proporcionar mais flexibilidade aos discentes do curso, a Educação a distância. Por isso, este trabalho tem como objetivo realizar do diagnóstico sobre a percepção de discentes quanto à utilização do EaD no curso de Engenharia de Software na FGA/UnB. Para isso foi utilizado o método Survey, em que um questionário foi construído para discentes, com o objetivo de obter as informações necessárias para o diagnóstico.
Abstract: During the COVID-19 pandemic, the Software Engineering course at the University of Brasília (UnB) implemented remote learning, leading to the consideration of adopting Distance Education (EaD) in a more structured manner. The research conducted with students from FGA/UnB, using a Survey questionnaire, aimed to understand the students’ perceptions of EaD in the course. The results revealed which aspects of EaD are favorable for Software Engineering, identifying resources and pedagogical approaches that could improve teaching and meet the needs of the students. These findings serve as a guide for institutions considering implementing EaD in similar courses, highlighting the importance of aligning teaching strategies with student expectations for a more effective and updated education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.