Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielaKalindiDaduchLima_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Coleção de Cícero Alves dos Santos : narrativas e reverberações de um museu
Autor(es): Lima, Gabriela Kalindi Daduch
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Museu do Sertão
Santos, Cícero Alves do -Véio (1947- )
Arte popular
Narrativa
Data de apresentação: 13-Jul-2023
Data de publicação: 2-Out-2024
Referência: LIMA, Gabriela Kalindi Daduch. A Coleção de Cícero Alves dos Santos: narrativas e reverberações de um museu. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho buscou apresentar a obra e trajetória de Cícero Alves dos Santos, artista sergipano mais conhecido como “Véio”, bem como o Museu do Sertão, espaço criado pelo artista, e analisar a relação de Véio com sua coleção nesse espaço. No Museu, o artista aloca suas obras (esculturas em madeira de tamanhos variados) e uma coleção de objetos diversos relacionados a trabalho, modos de viver e aspectos religiosos de homens e mulheres sertanejos, como o próprio artista costuma afirmar. O objetivo geral foi analisar a organização e relação de Véio com sua coleção. Os três objetivos específicos foram: apresentar a obra do artista e sua trajetória no circuito de arte; apresentar o Museu do Sertão e analisar a narrativa proposta pelo artista a partir de sua coleção, bem como analisar as formas de organização e de exposição das obras e objetos presentes no Museu. Para alcançar as premissas propostas neste trabalho, foram realizadas revisão bibliográfica e análise documental - de relatos e entrevistas de Véio, documentários produzidos sobre o artista e textos sobre a obra do escultor - e pesquisa de campo: uma visita ao Museu do Sertão. A partir da pesquisa de campo e dos relatos do artista, constatou-se que existe uma organização específica do espaço. Além disso, foi possível verificar a orientação e organização autorreferente conferida pelo artista à sua coleção. Finalmente, inferiu-se que as tradições de homens e mulheres sertanejos impactam a produção do artista e embasam a coleção de objetos exposta no Museu do Sertão.
Abstract: The present work sought to present the work and trajectory of Cícero Alves dos Santos, an artist from Sergipe better known as "Véio", as well as the Museu do Sertão, a space created by the artist, and to analyze Véio's relationship with his collection in this space. In the Museum, the artist allocates his works (wood sculptures of various sizes) and a collection of various objects related to the work, ways of life and religious aspects of the countryside men (homens e mulheres sertanejos), as the artist himself usually states. The general objective was to analyze Véio's organization and relationship with his collection. The three specific objectives were: to present the artist's work and his trajectory in the art circuit; to present the Museu do Sertão and to analyze the narrative proposed by the artist based on his collection, as well as to analyze the forms of organization and exhibition of the works and objects present in the Museum. To reach the premises proposed in this work, a bibliographic review and documental analysis were carried out - from reports and interviews of Véio, documentaries produced about the artist and texts about the sculptor's work - and field research: a visit to the Museu do Sertão. Based on the field research and the artist's accounts, it was found that there is a specific organization of the space. Furthermore, it was possible to verify the orientation and self-referential organization conferred by the artist to his collection. Finally, it was inferred that the traditions of the men from the countryside (sertão) impact the artist's production and underlie the collection of objects exhibited in the Museu do Sertão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.