Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lima, Gabriela Kalindi Daduch | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gabriela Kalindi Daduch. A Coleção de Cícero Alves dos Santos: narrativas e reverberações de um museu. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou apresentar a obra e trajetória de Cícero Alves dos Santos,
artista sergipano mais conhecido como “Véio”, bem como o Museu do Sertão, espaço
criado pelo artista, e analisar a relação de Véio com sua coleção nesse espaço. No
Museu, o artista aloca suas obras (esculturas em madeira de tamanhos variados) e
uma coleção de objetos diversos relacionados a trabalho, modos de viver e aspectos
religiosos de homens e mulheres sertanejos, como o próprio artista costuma afirmar.
O objetivo geral foi analisar a organização e relação de Véio com sua coleção. Os três
objetivos específicos foram: apresentar a obra do artista e sua trajetória no circuito de
arte; apresentar o Museu do Sertão e analisar a narrativa proposta pelo artista a partir
de sua coleção, bem como analisar as formas de organização e de exposição das
obras e objetos presentes no Museu. Para alcançar as premissas propostas neste
trabalho, foram realizadas revisão bibliográfica e análise documental - de relatos e
entrevistas de Véio, documentários produzidos sobre o artista e textos sobre a obra
do escultor - e pesquisa de campo: uma visita ao Museu do Sertão. A partir da
pesquisa de campo e dos relatos do artista, constatou-se que existe uma organização
específica do espaço. Além disso, foi possível verificar a orientação e organização
autorreferente conferida pelo artista à sua coleção. Finalmente, inferiu-se que as
tradições de homens e mulheres sertanejos impactam a produção do artista e
embasam a coleção de objetos exposta no Museu do Sertão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu do Sertão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Santos, Cícero Alves do -Véio (1947- ) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.title | A Coleção de Cícero Alves dos Santos : narrativas e reverberações de um museu | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T18:43:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T18:43:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40070 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work sought to present the work and trajectory of Cícero Alves dos Santos,
an artist from Sergipe better known as "Véio", as well as the Museu do Sertão, a space
created by the artist, and to analyze Véio's relationship with his collection in this space.
In the Museum, the artist allocates his works (wood sculptures of various sizes) and a
collection of various objects related to the work, ways of life and religious aspects of
the countryside men (homens e mulheres sertanejos), as the artist himself usually
states. The general objective was to analyze Véio's organization and relationship with
his collection. The three specific objectives were: to present the artist's work and his
trajectory in the art circuit; to present the Museu do Sertão and to analyze the narrative
proposed by the artist based on his collection, as well as to analyze the forms of
organization and exhibition of the works and objects present in the Museum. To reach
the premises proposed in this work, a bibliographic review and documental analysis
were carried out - from reports and interviews of Véio, documentaries produced about
the artist and texts about the sculptor's work - and field research: a visit to the Museu
do Sertão. Based on the field research and the artist's accounts, it was found that there
is a specific organization of the space. Furthermore, it was possible to verify the
orientation and self-referential organization conferred by the artist to his collection.
Finally, it was inferred that the traditions of the men from the countryside (sertão)
impact the artist's production and underlie the collection of objects exhibited in the
Museu do Sertão. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|