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Título: Museu, memória e moda (os emes que evocam o passado) : as roupas de Getúlio Vargas no Museu da República
Autor(es): Duarte, Bárbara Társia
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museu da República (RJ)
Vargas, Getúlio, 1882 - 1954
Moda
Brasil - história - Era Vargas
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 30-Set-2024
Referência: DUARTE, Bárbara Társia. Museu, memória e moda (os emes que evocam o passado): as roupas de Getúlio Vargas no Museu da República. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a memória evocada por meio das roupas de Getúlio Vargas conservadas no Museu da República, sendo: o pijama, a cueca e o fardão. Para tanto, a pesquisa buscará perceber a moda como processo de pertencimento social e a roupa como documento histórico, entender o surgimento da moda no Brasil e os seus usos na sociedade da época, compreender a formação da memória e da identidade de Getúlio Vargas no imaginário social e refletir sobre a importância do processo de musealização e o papel dos museus na construção de narrativas historiográficas. A metodologia adotada foi a recuperação de informações nos jornais e revistas disponibilizados pela Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, além de pesquisa in loco no Museu da República, para levantamento de documentação histórica e institucional sobre as roupas. Foram importantes referenciais teóricos para a pesquisa: Gilles Lipovetsky, Gustavo Camargo; Joel Candau; Maria Cristina Volpi; Rosane Feijão; Roland Barthes; Ulpiano Meneses; Krzstof Pomian; Philipp Blom; Peter Stallybrass; Michel Foucault; Nicolau Sevcenko. Para a sua realização foi primordial o entendimento de conceitos, tais como: memória, identidade, moda, indumentária e museu. A hipótese a ser testada é a de que a roupa reflete contextos, enfatiza ideais, indica significados sociais e representa memórias que fabricam personalidades históricas. Por isso, podemos acreditar que as roupas de Getúlio Vargas sob a guarda do Museu da República personificam uma identidade específica do ex-presidente, construindo uma narrativa que mitifica a figura de Vargas como um homem culto, elegante e inteligente. Por fim, pretendeu-se com este trabalho contribuir para as pesquisas nas áreas de Museologia, Patrimônio, Memória e História, para que se possa pensar a função dos museus enquanto lugares de memórias que legitimam discursos, forjam identidades e recontam a História. Bem como o papel do museólogo enquanto profissional responsável pelos processos museais que conferem poder aos objetos por meio de sua musealização.
Abstract: This work aims to analyze the memory evoked through Getúlio Vargas's clothes preserved at the Museu da República, being: pijamas, underpants and costume of the Academia Brasileira de Letras. To this end, the research will seek to understand fashion as a process of social belonging and clothing as a historical document, understand the emergence of fashion in Brazil and its uses in society at the time, understand the formation of memory and identity of Getúlio Vargas in the social imagination and reflect on the importance of the musealization process and the role of museums in the construction of historiographical narratives. The methodology adopted was the retrieval of information in newspapers and magazines made available by the Digital Newspaper Library of the Biblioteca Nacional, in addition to on-site research at the Museu da República, to collect historical and institutional documentation about the clothes. Important theoretical references for the research were: Gilles Lipovetsky, Gustavo Camargo; Joel Candau; Maria Cristina Volpi; Rosane Feijão; Roland Barthes; Ulpiano Meneses; Krzstof Pomian; Philipp Blom; Peter Stallybrass; Michel Foucault; Nicolau Sevcenko. To achieve this, it was essential to understand concepts such as: memory, identity, fashion, clothing and museum. The hypothesis to be tested is that clothing reflects contexts, emphasizes ideals, indicates social meanings and represents memories that create historical personalities. Therefore, we can believe that Getúlio Vargas's clothes under the custody of the Museu da República embody a specific identity of the former president, building a narrative that mythologizes the figure of Vargas as a cultured, elegant and intelligent man. Finally, this work was intended to contribute to research in the areas of Museology, Heritage, Memory and History, so that one can think about the function of museums as places of memories that legitimize discourses, forge identities and retell History. As well as the role of the museologist as a professional responsible for museum processes that give power to objects through their musealization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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