Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Duarte, Bárbara Társia | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Bárbara Társia. Museu, memória e moda (os emes que evocam o passado): as roupas de Getúlio Vargas no Museu da República. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a memória evocada por meio das roupas de Getúlio
Vargas conservadas no Museu da República, sendo: o pijama, a cueca e o fardão. Para tanto, a
pesquisa buscará perceber a moda como processo de pertencimento social e a roupa como
documento histórico, entender o surgimento da moda no Brasil e os seus usos na sociedade da
época, compreender a formação da memória e da identidade de Getúlio Vargas no imaginário
social e refletir sobre a importância do processo de musealização e o papel dos museus na
construção de narrativas historiográficas. A metodologia adotada foi a recuperação de
informações nos jornais e revistas disponibilizados pela Hemeroteca Digital da Biblioteca
Nacional, além de pesquisa in loco no Museu da República, para levantamento de
documentação histórica e institucional sobre as roupas. Foram importantes referenciais teóricos
para a pesquisa: Gilles Lipovetsky, Gustavo Camargo; Joel Candau; Maria Cristina Volpi;
Rosane Feijão; Roland Barthes; Ulpiano Meneses; Krzstof Pomian; Philipp Blom; Peter
Stallybrass; Michel Foucault; Nicolau Sevcenko. Para a sua realização foi primordial o
entendimento de conceitos, tais como: memória, identidade, moda, indumentária e museu. A
hipótese a ser testada é a de que a roupa reflete contextos, enfatiza ideais, indica significados
sociais e representa memórias que fabricam personalidades históricas. Por isso, podemos
acreditar que as roupas de Getúlio Vargas sob a guarda do Museu da República personificam
uma identidade específica do ex-presidente, construindo uma narrativa que mitifica a figura de
Vargas como um homem culto, elegante e inteligente. Por fim, pretendeu-se com este trabalho
contribuir para as pesquisas nas áreas de Museologia, Patrimônio, Memória e História, para que
se possa pensar a função dos museus enquanto lugares de memórias que legitimam discursos,
forjam identidades e recontam a História. Bem como o papel do museólogo enquanto
profissional responsável pelos processos museais que conferem poder aos objetos por meio de
sua musealização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu da República (RJ) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vargas, Getúlio, 1882 - 1954 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história - Era Vargas | pt_BR |
dc.title | Museu, memória e moda (os emes que evocam o passado) : as roupas de Getúlio Vargas no Museu da República | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T14:46:35Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T14:46:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40044 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the memory evoked through Getúlio Vargas's clothes preserved at
the Museu da República, being: pijamas, underpants and costume of the Academia Brasileira
de Letras. To this end, the research will seek to understand fashion as a process of social
belonging and clothing as a historical document, understand the emergence of fashion in Brazil
and its uses in society at the time, understand the formation of memory and identity of Getúlio
Vargas in the social imagination and reflect on the importance of the musealization process and
the role of museums in the construction of historiographical narratives. The methodology
adopted was the retrieval of information in newspapers and magazines made available by the
Digital Newspaper Library of the Biblioteca Nacional, in addition to on-site research at the
Museu da República, to collect historical and institutional documentation about the clothes.
Important theoretical references for the research were: Gilles Lipovetsky, Gustavo Camargo;
Joel Candau; Maria Cristina Volpi; Rosane Feijão; Roland Barthes; Ulpiano Meneses; Krzstof
Pomian; Philipp Blom; Peter Stallybrass; Michel Foucault; Nicolau Sevcenko. To achieve this,
it was essential to understand concepts such as: memory, identity, fashion, clothing and
museum. The hypothesis to be tested is that clothing reflects contexts, emphasizes ideals,
indicates social meanings and represents memories that create historical personalities.
Therefore, we can believe that Getúlio Vargas's clothes under the custody of the Museu da
República embody a specific identity of the former president, building a narrative that
mythologizes the figure of Vargas as a cultured, elegant and intelligent man. Finally, this work
was intended to contribute to research in the areas of Museology, Heritage, Memory and
History, so that one can think about the function of museums as places of memories that
legitimize discourses, forge identities and retell History. As well as the role of the museologist
as a professional responsible for museum processes that give power to objects through their
musealization. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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